Nelson Treglia
[email protected]
Uma das datas mais tradicionais da religião católica, o Corpus Christi foi celebrado na manhã desta quinta-feira, 26 de maio. A programação iniciou às 9h da manhã com missa na Catedral São João Batista e concentração dos representantes das paróquias de Santa Cruz do Sul. Logo depois, iniciou a procissão com saída na Catedral e passagem por ruas do Centro da cidade, com chegada na Praça Getúlio Vargas, onde aconteceu a Bênção ao Santíssimo.
Um dos pontos marcantes da procissão foi o momento dedicado à saúde, em frente ao Hospital Santa Cruz. Lá o administrador da Diocese de Santa Cruz, Padre Zeno Rech, dedicou o momento às pessoas que enfrentam as doenças e o sofrimento decorrente dos problemas de saúde.
Não deixa de ser algo ainda mais interessante num momento em que os hospitais enfrentam tantas dificuldades financeiras, com recursos escassos e um apoio reduzido do setor público, em função da crise econômica do estado e do país.
O Corpus Christi deste ano alinhou-se ao ano de 2016 conforme o preceito do Papa Francisco, que declarou este período como o “Ano da Misericórdia”. Seria muito bom que a compaixão, que de certa forma acompanha o sentido da misericórdia, fizesse parte das ações dos governantes, especialmente nas esferas estadual e federal, para que a saúde pública seja prioridade diante de tantos desmandos que percebemos no ambiente político.