Início Geral Segurança | 23º BPM completa 21 anos de serviços à comunidade

Segurança | 23º BPM completa 21 anos de serviços à comunidade

Comandante do CRPO/VRP, Coronel Giovani Paim Moresco, fala sobre a data, e os preparativos para a 38ª Oktoberfest

Divulgação/RJ
23º Batalhão se originou de uma das unidades mais antigas da Brigada Militar, que é o 2º Batalhão

Guilherme Athayde
[email protected]

Criado em 21 de agosto de 2002, o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) é um dos três batalhões que compõem o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, o CRPO/VRP, que também é formado pelo 2º BPM, com sede em Rio Pardo, e pelo 35º BPM, sediado em Cachoeira do Sul. O CRPO é responsável pela segurança de mais de meio milhão de habitantes na Região Central do Rio Grande do Sul, e está presente em 31 municípios.


Para destacar a importância da data, o Riovale Jornal foi até a sede do Comando Regional, na Rua 28 de Outubro, em Santa Cruz do Sul, para conversar com o comandante do CRPO, coronel Giovani Paim Moresco, sobre a história do 23º BPM. O oficial da BM lembrou ainda que a instituição já projeta a comemoração de 25 anos do CRPO, que ocorrerá em outubro.


“O 23º Batalhão se originou de uma das unidades mais antigas da Brigada Militar, que é o 2º Batalhão, conhecido como ‘Dois de Ouro’, que já esteve fixado em Porto Alegre, Santa Maria, e acabou definitivamente fixado em Rio Pardo. É muito significativo para Santa Cruz e a região nós termos a sede do Comando Regional. Isso dá uma envergadura bastante considerável para o município e para a região”, destacou Moresco.


Outro fato destacado por Moresco é que o 23º é nomeado como Batalhão Major André Sebastião Santos dos Santos, um herói gaúcho, natural de Passo Fundo, que faleceu em Santa Cruz do Sul no cumprimento do dever no fatídico assalto contra a empresa de valores Proforte, em abril de 2006. “Na época ele era Capitão, foi meu colega no Curso de Formação de Sargentos da Brigada Militar, e tive a honra de servir com ele, ambos como oficiais, no Batalhão de Operações Especiais de Santa Maria”, lembra o Comandante Regional.