O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum completou seus 28 anos no último dia 21 de julho, e para comemoração desta data foi realizado neste último domingo, 26, um almoço de confraternização aos filhos, amigos e simpatizantes. Além disso, ocorreu uma Sessão Festiva de Umbanda aberta ao público com passes mediúnicos aos presentes na solenidade.
Fundado em 1987 na cidade de Vera Cruz, o Templo está situado no interior do estado gaúcho, porém há 23 anos a entidade situa-se em Santa Cruz do Sul. O terreiro tem como dirigente o Babalorixá e Cacique de Umbanda, Antônio Rogério de Souza, popularmente conhecido como Pai Antônio –, o qual iniciou sua trajetória na Umbanda aos onze anos de idade, quando teve uma manifestação espiritual pelo caboclo Ogum Beira-Mar.
“Nesses 28 anos o que podemos ver do templo foi o fortalecimento, ou seja, logo no início ele era muito pouco conhecido, e hoje é bem o contrário, além de ser conhecido é respeitado até mesmo por outras etnias. Vemos situações de preconceitos raciais, sexuais, religiosos em vários lugares e notícias, mas aqui no Templo cultivamos respeito e por isso, somos respeitados. Estamos no caminho do bem, onde quando se vai ajudar alguém se vê apenas as pessoas e não suas preferências. Estamos sempre de portas abertas, muitas vezes o que mais atendo são problemas emocionais, onde uma conversa, um auxílio contribui para a pessoa”, ressaltou Pai Antônio.
Divulgação/RJ
Templo foi fundado em 1987, porém situa-se em Santa Cruz do Sul há 23 anos
Sobre a Umbanda
O corpo mediúnico é composto pelos seguidores da religião, isto é, são aqueles que “vestem roupa branca” e participam da corrente mediúnica – pela oportunidade do exercício da mediunidade em benefício dos seus semelhantes e de si próprio, a fim de “ajuntar na terra os tesouros do espírito”. Quanto aos que se dirigem como assistentes, tornam-se participantes que se somam ao desejo coletivo do intercâmbio com Deus e a Espiritualidade Superior, trazendo para todos, fluidos benéficos de paz, saúde espiritual e até mesmo saúde física.
É preconizada dentro da Umbanda a evolução espiritual, a prática da caridade, a renovação da fé e o crescimento da esperança – este através da reconstrução do “homem novo” -, trazidas pelas Entidades dos Pretos Velhos, Caboclos, Crianças Espirituais entre outras, com o intuito de tranformarem-se em importantes aliados na caminhada – na existência atual – em busca de novos degraus evolutivos. O Templo de Ogum objetiva a união dos seres humanos entre si com a natureza da qual fazem parte e com Deus –, o sublime Criador de todas as coisas. O Tempo também realiza ações de ajuda à comunidade carente, onde desenvolve campanhas de agasalho e alimentação durante todo o ano.