Fabrício Goulart
[email protected]
Na década de 1970, Odécio Dirceu Dreissig, na época com 15 anos, saiu em busca de emprego em Venâncio Aires e encontrou na falta de experiência um grande empecilho. Depois de muitas tentativas, acabou conquistando um trabalho em uma ervateira e, ao longo dos anos, resolveu virar empreendedor: fundou a Ideal Contabilidade em Santa Cruz do Sul. Hoje, seguindo os passos do pai, Diego Daniel Dreissig busca novas frentes e apresenta à comunidade um novo serviço – o Ideal Banking.
A novidade trabalha com a antecipação de recebíveis, dinheiro devido a uma empresa derivado da venda de produtos ou serviços a crédito. Para ser cliente da Ideal Banking, é necessário um faturamento acima de R$ 100 mil mensais. O serviço funciona de forma simples: caso uma empresa faça uma venda a a prazo mas precise do dinheiro integral, a Ideal fornece a antecipação de valores referente a estes títulos futuros.
Os clientes, garantem os responsáveis pela empresa, variam bastante e estão em todo o território nacional, contando com atendimentos online – de metalurgia ao recolhimento de materiais recicláveis.
Além dos serviços a pessoas jurídicas, a Ideal também conta com empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), crédito pessoal e antecipação de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para atender os novos clientes em busca dos serviços, o espaço da empresa na Rua 28 de Setembro, 553, passou por reformas. Localizada no segundo piso, a área foi totalmente repaginada e decorada especialmente para atender de forma diferenciada. Além disso, a Ideal Banking conta com uma equipe formada por 12 pessoas, entre administradores, contadores e advogados.
Com o exemplo do pai
Seguindo o exemplo do pai, Diego começou a trabalhar no escritório de contabilidade em 2006, no setor financeiro. No início da jornada, encontrou muitas dificuldades no caixa da empresa, e iniciou uma reestruturação.
Ele percebeu que o escritório adiantava todos os seus títulos para manter o fluxo de caixa, e viu nisso uma oportunidade de negócios. Com o tempo, surgiu a possibilidade de uma linha de crédito, utilizada para injetar mais capital na empresa e. juntamente com os lucros da IdealCred, a empresa passou a antecipar títulos com capital próprio. Nasceu, ali, a Ideal Factor e, posteriormente, a Ideal Securitizadora – que capta dinheiro de investidores para alocar no mercado de crédito.
Hoje, a Ideal Banking é a união da IdealCred com a Ideal Securitizadora. Para Diego Dreissig, o sucesso do grupo Ideal se deve pela crença no potencial dos clientes: “Acreditar que todo negócio tem potencial de dar certo se você estiver disposto a se dedicar a isso, além de ter parceiros que te apoiam e querem ver você crescer.”