Início Religião Assembleia de Deus compra terreno no centro

Assembleia de Deus compra terreno no centro

Divulgação/AD

Na metade de outubro, o pastor Neemias recebeu dos representantes da Philip Morris a chave do prédio novo

Luana Ciecelski
[email protected]

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santa Cruz do Sul, com sede atualmente na rua Riachuelo, comprou na metade do mês de outubro um espaço que promete mudar a realidade dos fiéis e trabalhadores. Trata-se de um terreno da Philip Morris, localizado na esquina da rua Fernando Abott com a rua Assis Brasil e que possui aproximadamente 7 mil metros quadrados. O valor do local era negociado desde fevereiro, e no dia 13 de outubro, o acordo finalmente foi anunciado.
Para o presidente da Assembleia de Deus do município, pastor Neemias da Silva, a conquista desse novo terreno é histórica. “Era uma necessidade por causa do nosso crescimento como igreja e também queríamos uma localização mais ao centro da cidade”, explicou.
Num primeiro momento, segundo Neemias, o prédio já existente no local está recebendo melhorias para que a sede possa ser transferida, no entanto, a intenção é que no futuro um grande templo seja construído no local. Até lá, o templo da rua Riachuelo, funcionará normalmente, e os outros doze templos existentes na cidade, nos bairros, também continuarão realizando seus cultos. Além disso, na nova sede há um grande auditório que também está sendo reformado, onde cultos e palestras já poderão ser realizados até que o projeto do templo, também já existente, possa ser tirado do papel.
Nos próximo meses, após finalizada a adequação da estrutura existente, deverá funcionar no local a sede regional da Assembleia de Deus, que atende a oito municípios – Santa Cruz, Venâncio Aires, Bom Retiro do Sul, Mato Leitão, Três Irmãos, Sinimbu, Herveiras e Gramado Xavier – além das secretarias do doze departamentos da Igreja, entre elas a Administração, a Secretaria de Ensino, a Secretaria de Ação Missionária, a Secretaria de Feminina, de Jovens, Infantil e o Centro Social Gideões.
De acordo com o coordenador regional da Assembleia de Deus, o pastor Emanuel Freitas, são três grandes melhorias que a igreja terá com o novo espaço. “O local, por ser grande, vai otimizar o funcionamento dos departamentos, vai trazer mais comodidade para os fiéis e por estar mais no centro, terá um acesso mais fácil”, comentou.
O valor do terreno adquirido não foi divulgado, no entanto, Neemias afirma que a igreja juntou as economias de 30 anos para dar a entrada no terreno. Segundo o pastor, o valor guardado conseguiu pagar metade do valor pedido pela Philip Morris e a outra metade será quitada em até cinco anos.

60 anos de história

O terreno adquirido não é especial apenas porque vai oferecer uma nova estrutura para os fiéis e trabalhadores, mas também porque pode ser comprado em “um momento especial”, como definiu o pastor Neemias. Fundada em 16 de maio de 1954, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus está comemorando 60 anos em Santa Cruz do Sul, e para comemorar a data, além do grande presente já adquirido, um evento está sendo organizado para o fim de ano.
“Será um encontro regional das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus e vai acontecer no Parque da Oktoberfest, que já foi cedido pela Prefeitura”, explicou o pastor. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e entre as atrações da programação estão a Orquestra da igreja, o Coral Valentes de Davi e também o Coral Integração Jovem que contará com mais de 300 vozes. Outro grande diferencial estará na presença do fundador da igreja no município. Com mais de 90 anos, o pastor Osmar Juvenal da Silva virá de Vera Cruz, onde reside atualmente para participar das atividades.
O restante da programação oficial ainda deverá ser divulgado nas próximas semanas.