O torcedor pode preparar a agenda e o grito de “Corinthians, Corinthians”. Isso porque o União Corinthians disputará pela terceira temporada consecutiva a principal competição do basquete nacional, o NBB. A confirmação da participação do UniCo no certame 2023/24 saiu na manhã dessa sexta-feira, 4, pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
Na temporada 2022/23, o UniCo encerrou a campanha com dez vitórias e 22 derrotas, na 13ª posição, em uma temporada marcada pelo Ginásio Arnão lotado e por grandes vitórias, como no jogo contra o Flamengo. Já na edição anterior, 2021/22, a primeira da equipe santa-cruzense e que marcou a sua retomada no principal certame nacional, somou oito vitórias e 24 derrotas, terminando na 16ª colocação, e o maior destaque foi a histórica vitória sobre o até então líder invicto Sesi/Franca.
O diretor de Basquete Profissional do União Corinthians, Diego Puntel, explica que a partir da confirmação o clube inicia a organização para montagem do elenco. Ele destaca o esforço feito para garantir Santa Cruz do Sul na elite do basquete nacional. “Estamos satisfeitos por conseguir o valor, que no momento é o mínimo, para ter confirmada a nossa participação e mantermos o projeto da modalidade no município. Foi um esforço grande. Nossa ideia era ter um orçamento maior, mas temos perspectivas de novos apoiadores no decorrer da competição”, revela.
Nas próximas semanas, o UniCo buscará fechar as primeiras contratações para a temporada. Atletas que estiveram no último NBB e se recuperam de lesão, como Enzo Ruiz, Danilo Sena e Lucas Machuca, estão confirmados no elenco. Assim como os demais jogadores, os parceiros que estarão junto com o União Corinthians também serão apresentados à comunidade em breve.