Após um intenso dia de atividades, Santa Cruz do Sul conheceu, na noite de sábado, 29, a sua nova corte da diversidade para 2023/24. O concurso, realizado no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, contou com participantes de Porto Alegre, Arroio do Meio, Novo Hamburgo e do próprio município.
Em sua quarta edição, o certame foi disputado em quatro categorias: Miss Gay Diversidade, Miss Trans Diversidade, Mister Diversidade e Miss Lésbica. O coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, destacou o alto nível de preparação dos candidatos e candidatas e a qualidade da produção do concurso, incluindo a decoração preparada pelo artista Sérgio Ávila.
Para Quintana, o evento promove a integração, inclusão e visibilidade da comunidade LGBTQIA+, unindo ao concurso de beleza música e cultura. Ele destacou também a presença de famílias e crianças na plateia torcendo pelos candidatos. “A conquista de espaço está se cumprindo na noite de hoje”, avaliou.
O corpo de 15 jurados avaliou os concorrentes em diversos momentos. A diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, destacou que, a partir do compromisso da prefeita Helena Hermany, Santa Cruz do Sul se tornou um exemplo para o Estado, criando a Coordenadoria da Diversidade e criando o evento, que traz mais visibilidade e para o público LGBT.
Integrando o grupo de avaliadores, Priscila ainda testemunhou os fortes depoimentos dos candidatos durante as entrevistas pessoais. “Foram escutas muito emocionantes. Cada concorrente tem uma história de quebra de tabus e preconceitos. Para chegar até aqui, passaram por muita coisa”.
Para a jornalista Maiara Medina, também jurada, Santa Cruz do Sul se tornou pioneira ao promover eventos como o concurso. Ela salientou que a iniciativa é muito mais do que um concurso de beleza. “Ouvi histórias que me tocaram muito. Para eles não é só uma faixa, é uma luta de uma vida inteira”.
Na plateia, a Miss Diversidade Santa Cruz do Sul 2022 Celestia Glam recordou o dia em que conquistou o título e os momentos mágicos que viveu durante o período. “A noite em que ganhei foi incrível e marcou a minha vida”. Ela passou a fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ (Comudi) e a atuar na Coordenadoria da Diversidade. Celestia Glam destaca que o concurso contribui para o enriquecimento da cultura do município. “Não é só festa, mas também nossa existência e resistência como LGBT”.
O secretário de Cultura Marcelo Corá também integrou o grupo de jurados. Para ele, as atividades culturais são uma das grandes oportunidades de expressão da diversidade. “É desta forma que este grupo consegue expressar suas dificuldades e angústias, mexendo com as estruturas sociais”, avaliou.
A corte eleita deverá representar o município no concurso estadual, previsto para setembro deste ano, em Cruz Alta. O evento foi uma iniciativa da Ong Desafios, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Coordenadoria da Diversidade, Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ e Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz (Ajesc).
Conheça os vencedores
Mister Diversidade
Juliano Cardoso
Vice Mister
Bruno Castro
Miss Lésbica
Simone Feil
Miss Gay Diversidade
Abela Angel
Vice Miss gay
Kyara Wang
Miss Trans Diversidade
Pamela Pitrowsky