Equipes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul distribuem, desde segunda-feira, 17, telhas para reparos e reconstruções de casas atingidas pelo granizo e alto volume de chuvas da semana passada. Operacionalizada pela Defesa Civil em parceria com as secretarias municipais de Obras e Infraestrutura e de Habitação e Regularização Fundiária, a força-tarefa atende famílias em situação de vulnerabilidade social que comunicaram prejuízos aos órgãos públicos – a maioria residente na zona sul da cidade, principalmente no Bairro Santa Vitória.
A prefeita Helena Hermany (Progressistas) definiu como prioridade municipal estar presente na vida das famílias em momentos difíceis como esse, prestando assistência e amparando as que mais necessitam. “Estamos comprometidos em cuidar das pessoas, oferecendo o suporte necessário para que todas possam reconstruir seus lares de forma digna”, garantiu.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Gilberto da Silva Reis, explicou que telhas de fibrocimento de 4 e 5 milímetros foram distribuídas em quantidades adequadas conforme os danos causados em cada residência. Pessoas que sofreram com os danos e ainda não fizeram o cadastro para o recebimento do material podem comunicar à Defesa Civil pelo número 153 ou ainda procurar pelos Cras (centros de referência da assistência social).
Doações
A operação de auxílio aos atingidos pela chuva de granizo da semana passada recebeu reforço do Rotary Club Tipuanas, que entregou 146 telhas de amianto 2,44 x 0,50 x 4 mm, repassadas pela presidente da entidade, Leonice Hentschke à Defesa Civil do município. O grupo também tem atuado no levantamento de doações de materiais de construção, buscando parceiros e fornecedores para garantir a rápida recuperação das residências afetadas.