As baixas temperaturas deram uma trégua nos últimos dias, mas a mobilização para fazer as mais de 50 mil peças de roupas e calçados recolhidas nesta edição da Campanha do Agasalho chegarem aos lares das famílias mais carentes de Santa Cruz do Sul segue a todo vapor. Na terça-feira, dia 27, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estiveram no loteamento Mãe de Deus e no Bairro Renascença para efetuar as entregas.
Até o dia 4 de agosto serão realizadas diversas edições da ação intitulada Varal Solidário, tanto na cidade como no interior. As feiras acontecem nos Cras, em postos de saúde, pavilhões e outros espaços de uso comunitário. Junto com a distribuição de agasalhos, a população que comparece aos locais pode aproveitar a oportunidade para atualizar o CadÚnico e fazer novos cadastros.
No loteamento Mãe de Deus, junto ao ponto de distribuição de refeições, uma estrutura inflável foi montada e sobre uma bancada de madeira foram dispostos os agasalhos, separados por itens. Durante todo o dia passaram pelo local cerca de 120 famílias e quem foi no turno da manhã pôde participar das atividades da Feira de Saúde, parceria do Município com o Pró-Saúde da Unisc.
Conforme o coordenador do Cras Integrar, Guilherme Neuhaus, a solidariedade dos santa-cruzenses vai fazer a diferença na vida de muitas famílias. “Este ano já percebemos uma preocupação maior da comunidade em doar peças em bom estado de conservação. Elas não estão apenas querendo descartar, mas realmente ajudar quem precisa”, observou. Segundo ele, quem chega para retirar agasalhos sai bem satisfeito com o que encontra. “Estamos conseguindo distribuir cerca de 20 peças por famílias”.
A dona de casa Flávia Bianca Prudência, 30 anos, compareceu ao local junto com a mãe Clarice, 49 anos, e os filhos Kemily, 7, Saymon, 11, e Rael, 1 ano e 9 meses. “Consegui bastante roupa para as crianças”, contou satisfeita. Junto com ela estava também a vizinha Gelci Canabarro Martins, 65 anos, que saiu de casa para buscar roupas para o irmão, que é acamado. “Também peguei bastante coisa”.
No turno da tarde, a prefeita Helena Hermany passou pelos dois pontos de distribuição para conferir a organização da equipe e conversar com a população. “Deixo aqui a minha gratidão a todos que doaram roupas neste ano, constatamos uma grande quantidade de peças em bom estado. Elas aquecerão o inverno de muitas famílias”, disse ela.
De acordo com o cronograma de distribuição, as feiras serão realizadas até o mês de agosto e o próximo local a ser contemplado com a atividade é o distrito de Alto Paredão. A ação ocorreu na quarta-feira, 28, no Ginásio de Esportese na sexta-feira, 30, a iniciativa contemplou os Bairros Santa Vitória, Dona Carlota, Santa Maria e Viver Bem no Cras Beatriz Jungblut.
Confira a programação
03/07 – Bairro Faxinal Menino Deus – Local: Centro Social Urbano -Horários: 9h às 11h e 13h30 às 16h
04/07 – Bairros Pedreira/Schulz/Senai/Bom Jesus/ Santuário -Local: Cras Integrar do Bairro Bom Jesus. Horários: 9h às 11h e 13h30 às 16h
07/07 – Cerro Alegre Baixo – Local: Comunidade São Pedro – Horários: 9h às 11h e 13h30 às 16h
12/07 – Distrito de Boa Vista. Local: ESF Boa Vista. Horário: 13h30 às 16h
14/07 – Distrito de Rio Pardinho. Local: ESF Rio Pardinho. Horário: 13h30 às 16h
18/07 – Bairro Margarida. Local: Ginásio de Esportes. Horário: 9h às 11h
28/07 – Bairro Várzea/Navegantes. Local: Pavilhão Navegantes. Horário: 13h30 às 16h
01/08 – Bairro Rauber – Local: Cozinha Comunitária – Horário: 9h às 11h
04/08 – Bairro Belvedere/Linha João Alves – Local: Pavilhão ao lado da Escola Frederico Assmann. Horário: 13h30 às 16h.