Início Geral Diocese | Dom Aloísio Dilli comemora aniversário com campanha de restauro da...

Diocese | Dom Aloísio Dilli comemora aniversário com campanha de restauro da Catedral

Com lançamento de revista e de campanha de arrecadação, Diocese realizou jantar de 75 anos do bispo

Autoridades oficializaram campanha para o restauro da Catedral
Lucca Herzog

Lucca Herzog
[email protected]

Sexta-feira, dia 23, comemorou-se o dia do padroeiro São João Batista. Na Catedral, houve missa presidida pelo bispo dom Aloísio, que promoveu um jantar no Centro Comunitário da igreja, em ocasião de seu 75º aniversário.
O jantar comemorativo, que reuniu diversas lideranças civis e religiosas, teve também um tom de despedida. Durante o evento, a Diocese de Santa Cruz lançou uma revista de homenagem, alusiva à trajetória do bispo, que agora enfrenta um ponto crucial na carreira, ausentando-se do cargo que ocupou por quase sete anos.

Apresentando a obra, o padre Rodrigo Hillesheim ressaltou a importância do momento, que materializa as histórias, as realizações e as contribuições do líder religioso. O título da revista, Nosso irmão bispo, é o resultado do retrato de dom Aloísio feito pela comunidade, percebido como uma personalidade próxima e integradora. “Essa história de 75 anos, é uma história de vida, de convivência fraterna”, avalia o bispo, citando Santo Agostinho: “Com vocês, eu sou cristão. Para vocês, eu sou vosso bispo”.

Revista materializa obra e trajetória
Divulgação

Em retrospectiva, dom Aloísio frisa, ainda, que o sentimento mais evidente, na presença de todos, é o de gratidão: “Eu, nos últimos dias, ao chegar nos 75 anos de vida, fui percebendo que o meu coração foi ficando agitado, querendo falar toda hora: obrigado, gratidão. Celebrar 75 anos, e olhar para trás, é uma história que precisa de muita gratidão. […] Hoje, gostaria de dizer, a cada um de vocês, muito obrigado”.

História

Nascido em 21 de junho de 1948 em Boa Vista, no município de Poço das Antas, sua trajetória religiosa teve início aos 11 anos de idade, quando ingressou no seminário de Taquari. Ao longo de sua carreira, também se dedicou à formação de novos seminaristas.

O trabalho de dom Aloísio foi marcado por muito aprofundamento acadêmico, atuando e estudando sobre os estudos litúrgicos na Europa, onde realizou mestrado, em Roma. Dom Aloísio passou por várias paróquias, até estabelecer-se em Santa Cruz do Sul em 28 de agosto 2016.

Abrace a Catedral

Durante a noite de comemorações, houve também o lançamento da campanha Abrace a Catedral, que propõe uma arrecadação de fundos para a restauração e manutenção do templo, cuja construção remonta a 1928, e representa uma das mais importantes igrejas da América do Sul.

Como explica Paulo Roberto Habekost, líder da comissão de restauro, as obras foram divididas entre a restauração da pintura interna e a reparação estrutural, que planeja uma modernização do sistema elétrico da Catedral. Com nova iluminação, as mudanças devem valorizar ainda mais a arquitetura interna da construção, além de garantir mais segurança, com a substituição da fiação elétrica. Há, ainda, a intenção de instalação de elevador, em uma das torres da estrutura.

No total, a comissão estima um investimento de R$ 6,2 milhões. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até quatro anos, conforme a captação e doação de recursos. A comunidade pode realizar doações, por meio da chave PIX [email protected]. Mais informações podem ser acessadas no perfil da campanha no Instagram: @abraceacatedral.