Início Religião Viva! … a exemplo de Dorcas

Viva! … a exemplo de Dorcas

Todos os anos, no mês de setembro a, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, realiza a Semana Nacional da OASE. Este ano a personagem bíblica desta semana é Dorcas. “Dorcas vivia em Jope. Era uma cristã, porém não sabemos como se converteu. Seus amigos gregos chamavam-na Dorcas, mas os amigos hebreus lhe davam o nome de Tabita. Ambos os nomes significam gazela.
Dorcas é a única mulher na Bíblia chamada de discípula. Ela usava o seu talento fazendo roupas para os pobres, principalmente para as viúvas.
Não sabemos qual a causa de sua morte, com toda a probabilidade foi um acontecimento natural. Todavia, quando ela morreu, os lamentos vinham de toda parte e eram sinceros. Talvez Dorcas fosse viúva ou solteira, mas não faltaram pessoas para cuidar de seu corpo e prepará-lo para o funeral. Durante os preparativos, cristãos de Jope ouviram dizer que Pedro estava ali por perto e resolveram chamá-lo. Pedro não hesitou, foi a Jope. Avaliou a situação, pediu para esvaziarem o quarto onde Dorcas estava, orou a Deus com confiança e em seguida disse: “Tabita, levanta-te”. Os olhos dela se abriram. Ocorreu um milagre: Dorcas ressuscitou!
O milagre da ressurreição de Dorcas não representou apenas o retorno de uma pessoa, mas a preservação de vidas que dependiam dela. Deus realizou um milagre por meio de Pedro. Deus faz milagres a partir da simplicidade. Realizou a ressurreição de Dorcas e por meio dela realizava milagres na vida de outras pessoas, pois ela era sua testemunha em palavras e ações.
As notícias daquele milagre de Deus se espalharam e mais pessoas creram em Jesus Cristo a partir do ouvir a palavra, do testemunho. Por isso é tão importante ser, participar e testemunhar. Talvez fosse aquela a maneira de Deus mostrar o quão vital era o dom de Dorcas em favor de seu reino, de sua causa na terra. Sem dúvida, Dorcas ressurreta continuou a oferecer, generosamente, seus préstimos a quem necessitasse. Embora não tenhamos os dons de Pedro e Dorcas, nós também podemos ser instrumentos de Deus neste mundo. Podemos levar alegria às pessoas que nos rodeiam com simples atos de bondade e amor.
Portanto, nossa vida pode ser uma bênção aos outros. Somos desafiadas a ser protagonistas na Comunidade de fé; a participar ativamente na vida da Comunidade; a testemunhar em palavras e ações o amor de Deus para com seu povo! Vocês já vêm fazendo isso! Por isso, vocês são convidadas a se unirem cada vez mais buscando a plena comunhão, o pleno testemunho. Vocês são chamadas a mostrar o valor de Deus em suas vidas através do serviço.
Que sejamos motivadas pelo exemplo de vida e fé de Dorcas. Que nossos dons nos auxiliem a ser, participar, testemunhar e que possamos ter a certeza de que Deus nos dá forças, ajuda e protege com sua forte mão. Amém. (Mensagem extraída do caderno “Semana Nacional da OASE – 2013”)
P. Márcio A. Trentini

Programação:
14/09 (sábado) –  Brechó da solidariedade da Com. Gustavo Adolfo, das 7.30 h até às 15 horas, sem fechar ao meio dia.
15/09 (domingo) – 9h30min – Culto com Santa ceia no Centro (Culto referente à Semana Nacional da OASE)
10h – Culto com Santa Ceia na Bom Pastor – Jubileu de Esperança – seguido de almoço
19/09 (quinta-feira) – 15h – Chá de aniversário da OASZE de Rio Pardo
27/09 – 19h30min – Encontro Ecumênico de Corais na Comunidade Centro (IECLB, IELB, ICAR)