Início Geral Salvos pela prevenção | Famílias que já enfrentaram inundações hoje residem em...

Salvos pela prevenção | Famílias que já enfrentaram inundações hoje residem em locais seguros

Moradores atualmente residem nos loteamentos Santa Maria e Mãe de Deus

Foto arquivo de 2021: Ana Luiza com o pai, o irmão e o filho, na época em que morava na Rua das Carrocinhas
Ana Luiza com o esposo, Joel: “Era um sonho do meu pai que eu saísse de lá”

Tomar chimarrão em uma varanda em dias de chuva é um capricho que até pouco tempo o casal Ana Luiza e Joel nem em sonhos poderia imaginar realizar. Ex-moradores da Rua das Carrocinhas, um complexo que deixou de existir no Loteamento Beckenkamp, desde o 9 de agosto de 2021 ela e o esposo foram realocados para o Loteamento Santa Maria, do Bairro Santa Vitória. “Quando eu morava lá e o tempo começava a ficar nublado, já sentia dor no peito. Agora a gente pode curtir a chuva sem se preocupar, é outra vida”, diz.

Ana Luiza da Rosa Rocha, de 23 anos, e Joel Maciel Baierle, de 33, estavam entre as 63 famílias que foram realocadas da Rua das Carrocinhas, um local com histórico de alagamentos em dias de muitas chuvas, para casas novas em outros endereços. Mãe de Karolin Beatriz, de 10 anos, e Lorenzo Maciel, de 2 aninhos, nesta semana ela recordou dos “tempos do Becke”, como ela se refere, por ocasião das enxurradas que atingiram famílias em outros municípios. “Muito triste quando vi pela televisão muitas famílias de outras cidades sofrendo por causa das enchentes. Lembrei de tudo o que a gente passou quando morava lá. Um dia até cobra entrou dentro de casa por causa da chuva, fora as coisas que molhavam e a gente perdia ”, conta.

Rua das Carrocinhas antes das
transferências das famílias
Fotos: Isadora Oliveira
Rua das Carrocinhas atualmente

Agora na nova casa, ela e o esposo podem realizar pequenos sonhos que antes não eram possíveis. “Eu sempre quis três coisas: um guarda-roupa, uma cozinha e uma geladeira boa. Ah, e mais uma coisa, uma varanda para minhas crianças poderem brincar. É muito bom ter conquistado tudo isso e tendo a certeza de que nenhuma chuva vai estragar minhas coisas de novo”, conta. Ana Luiza morou desde os 10 até os 21 anos de idade na Rua das Carrocinhas. Na sala de casa, ela ainda guarda uma foto em que aparecem o pai, o irmão e o filho, hoje e o cachorro. “Era um sonho do meu pai que eu saísse de lá, e graças a Deus consegui”, confessa.

Iniciado em 2021, na gestão da prefeita Helena Hermany, o processo de transferências das famílias de áreas de situação de risco para novos complexos habitacionais, realizado pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, contemplou 563 famílias. Os moradores atualmente residem nos loteamentos Santa Maria, do Bairro Santa Vitória, e Mãe de Deus, do Bairro Santuário.