O segundo domingo do mês de setembro é sagrado para o povo católico da Diocese de Santa Cruz do Sul. Neste domingo, desde 2001, as comunidades suspendem as suas programações locais para se unirem em Romaria ao povo das outras comunidades. A motivação é a festa da exaltação da Santa Cruz que a Igreja celebra no dia 14 de setembro. Por sermos membros da Diocese de Santa Cruz do Sul, nada mais justo do que nos unirmos para celebrar esta festa e aprofundar os laços de unidade em torno da Cruz Redentora.
Santo André de Creta, ao falar da festa da Exaltação da Santa Cruz, pregou: “Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor tem um tesouro. Nele, por ele e para ele reside toda a nossa salvação”. Com a Romaria queremos reafirmar a nossa convicção de que a “cruz é instrumento de salvação, fruto de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado e a morte”.
A 12ª Romaria da Santa Cruz acontece dentro do Ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI e ratificado pelo Papa Francisco. O tema que está a nos motivar é “Cruz: caminho da fé”. Queremos, assim, fazer desta Romaria o grande momento diocesano de celebração do Ano da Fé. Por isso também estendemos a possibilidade de as pessoas obterem a indulgência plenária através da participação na Romaria, seguindo sugestão da Santa Sé que concede este dom aos fiéis que “participarem de uma solene celebração eucarística, acrescentando a profissão de fé” em dia e local determinado pelo Bispo.
A novidade na Romaria de 2013 é a presença do quadro de Nossa Senhora das Dores ao lado da Cruz Redentora. A inspiração foi a visita da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em preparação à Jornada Mundial da Juventude no mês de novembro de 2012. A consciência de que “junto à cruz estava a Mãe dolorosa” nos convenceu de que a nossa Romaria ganharia força com a adição do quadro de Nossa Senhora, atendendo assim também ao apelo de muitas pessoas devotas das comunidades, que se sensibilizam com a dor da Mãe de Jesus ao ver o seu Filho sofrendo os tormentos do martírio numa cruz.
Renovo, pois, o convite às pessoas de fé e comunidades católicas a participarem conosco da 12ª Romaria da Santa Cruz, no domingo, 08 de setembro. Juntos vamos renovar a nossa fé com os olhos voltados para a Cruz e animados por Maria que permaneceu aos pés da Cruz de Jesus. Deixemos nos marcar “pelo sinal da Santa Cruz”, pedindo que “Deus Nosso Senhor, nos livre dos nossos inimigos” e de todos os males!
Dom Canísio Klaus
Bispo Diocesano