E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos. Lucas 8.15
Contar parábolas é um recurso pedagógico interessante, pois torna uma mensagem compreensível às pessoas com pouca instrução usando aspectos da realidade das pessoas simples e transmite uma mensagem através de códigos sendo compreensível somente a quem tem a chave de interpretação.
Com a Parábola do Semeador, Jesus, mesmo estando no início de seu ministério, já expressa uma opinião conclusiva sobre a relação entre mensagem anunciada e posição de aceitação ou negação dos ouvintes. Jesus define o perfil de seus ouvintes: 1) os que ouvem e não crêem; 2) os que ouvem, crêem, mas sem compromisso; 3) os que ouvem, crêem, mas sem perseverança e 4) os que ouvem, crêem e demonstram a gratidão servindo a Deus através da comunidade de fé e do próximo.
Nós geralmente esperamos colher 100 % do que semeamos, mas Jesus sabe que cada ser humano é diferente. Cada pessoa vai reagir de uma forma específica diante da Boa Nova do Evangelho. A pessoa que aceita a Palavra de Deus é uma pessoa que já foi chamada à fé pelo Espírito Santo. Infelizmente, a história mostrou e continua mostrando a grande distância que algumas pessoas têm de sua vida espiritual de sua prática diária. Muitas pessoas buscam uma espiritualidade de aparências e que traz benefícios próprios. Não nos cabe a tarefa de julgá-las, mas precisamos testemunhar e orar para que o Espírito Santo as inspire a viverem coerentemente.
Nós, discípulos e discípulas de Jesus, somos desafiados a transmitir a Palavra de Deus de forma simples e coerente para que todos realmente a compreendam. Desta forma, esta mensagem será algo novo e transformador para a vida de fé dos que a recebem. Quem vivencia a fé não consegue guardar a alegria da salvação e libertação apenas para si mesma. Elas sentem-se chamadas a testemunhar através do serviço. As boas obras são uma resposta incondicional ao amor de Deus.
P. Marcos Rogério Radecke
Avisos:
Sexta-feira, 06/09 – Lelut 19h30 na Bom Pastor;
Sábado, 07/09 – Culto B.Pastor gaúcho 18h30;
Domingo, 08/09 – Cultos Martin Luther 9h; Apóstolo Paulo 9h; Centro 9h30;
Quinta-feira, 12/09 – Chá da OASE Gustavo Adolfo 14:30h; Palestra sobre drogas na Comunidade Bom Pastor com Enfº Daniel Petry da Clínica Recomeçar às 19h30;
Sexta-feira, 13/09 – Culto Apóstolo Pedro 19h30 com SCeia.
Sábado, 14/09 – Brechó da Solidariedade na Gustavo Adolfo, das 7:30 h até 15 horas.