Início Cultura Mostra Fotográfica apresenta um olhar sobre a diversidade

Mostra Fotográfica apresenta um olhar sobre a diversidade

Programação inicia no dia 21 e segue até o dia 28 e conta com 30 fotografias

Fotos: Divulgação
Imagens foram captadas pelas fotógrafas Luiza Huber
de Lajeado, Luciane de Magalhães de Santa Cruz do Sul e Chris Siberino de Canoas

A 2ª Semana da Diversidade de Santa Cruz do Sul começa oficialmente no dia 21, mas a 1ª Mostra Fotográfica – Um Olhar da Diversidade, inaugurada na tarde de terça-feira, 13, já dá um amplo panorama da programação que se estenderá até o dia 28 deste mês.
A exposição está sediada no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz e conta com 30 fotografias, produzidas por três fotógrafas: Luiza Huber (Lajeado), Luciane de Magalhães (Santa Cruz do Sul) e Chris Siberino (Canoas).
A miss trans Chris Siberino participa do evento com a exposição Human’s. Através de imagens e depoimentos, ela aborda temas como a violência, o preconceito e as vivências da comunidade LGBT. O trabalho busca valorizar a igualdade, independente de gênero e sexualidade.

Ruben Quintana: mostra busca transmitir sentimentos através das imagens

Conforme o coordenador municipal da Diversidade, Ruben Quintana, a mostra busca transmitir sentimentos através das imagens. Além disso, promove a reflexão sobre a diversidade e fomenta a economia criativa. “Queremos mostrar as vivências da população LGBTQIA+, tanto os momentos de sofrimento como os de alegria”, explica.
Para Quintana, é importante traduzir, através da arte e das imagens, sentimentos por anos abafados pelo preconceito e discriminação. De acordo com o coordenador da Diversidade, após anos de marginalização, é possível “sair do armário” e ocupar espaços na sociedade, sem distinção. “Santa Cruz está começando essa caminhada e muita coisa boa está por vir. Em apenas 10 meses de Coordenadoria pudemos fazer muito, e isso se deve principalmente pela prefeita Helena Hermany ser uma grande entusiasta e parceira da nossa causa. Hoje começamos a movimentar o comércio, o turismo, os negócios e também a arte e a cultura.”
A 2ª Semana Municipal da Diversidade é uma promoção da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Coordenadoria Municipal da Diversidade, e da ONG Desafios, com apoio do Conselho Municipal de Diversidade (Comudi).