Início Religião O Medo e o Deus Bíblico

O Medo e o Deus Bíblico

O medo está presente na vida de quase todo ser humano e pode ser um dos piores sentimentos que possa experimentar. Em si, ter algum medo, não faz mal e é até necessário.  Pois, pessoas que não sentem medo correm riscos desnecessários por não os considerarem. Mas, quando o medo não tem nome nem rosto, pode se transformar em pavor doentio e produzir ansiedade ou pânico.
O que dizer, então, de uma pessoa que tem medo de Deus? Neste caso, o Deus que quer ser o remédio e a cura, torna-se o mal e a doença pela ausência de confiança. E, infelizmente, o medo exagerado do sagrado existe em dimensões preocupantes e muitas vezes é consequência do discurso de Igrejas.
Sabemos que a todo o momento surgem novas denominações religiosas. Algumas de cunho extremamente fundamentalista e legalista. O efeito desta “evangelização” que alcança as massas pelos meios de comunicação já se faz sentir.  Com frequência ouço pessoas falando de seus medos por causa das ameaças externadas em cultos “evangélicos”. Ameaças que fazem com que os fiéis se agarrem com unhas, dentes e alma aos mais diversos meios para evitar o mal desconhecido e eminente. Abre-se um leque que vai desde a crendice, passa pela superstição e vai até à idolatria. Não faltam as tentativas de barganhar com Deus. E o que dizer das pessoas que estão apavoradas com a lista de pecados capitais? Percebem-se em dívida em relação ao Deus severo. Sentem-se destituídas de toda razão e temendo um julgamento inevitável.
Mas será que o Deus de Jesus Cristo, o criador da vida, é tão assustador a ponto de causar pavor e fechar definitivamente as portas ao mais reles pecador? Penso que o Deus Bíblico é, em primeiro lugar, amor e misericórdia e tem prazer em perdoar ao que se arrepende.  Penso que não é preciso ter medo de Deus e nem se fazem necessárias as angustiantes rotinas de autojustificação e pagamento de promessas. O Deus de amor não negocia. Ele presenteia, pois a misericórdia é sua marca. Mas, é claro, deseja que creiamos de todo coração e de toda alma. Temer (crer), sim! Medo? Não!!

P. Rosemar Ahlert.
Par. Evangélica Castelo Forte

Avisos:    
Domingo, 01/09
9 h – Cultos na Linha Sete; em Rincão Del Rey e em Rio Pardo
9.15 h- Culto na  Gustavo Adolfo com Bênção para a Família e part. da OASE
9.30 h- Culto na Com. Centro
Quarta, 04/09, 20h – Palestra do Prof. Dr. Martin Dreher sobre o tema Perguntas de Lutero para o Sé. XXI, na Igreja Centro
Sexta, 06/09, 19h30, reunião da LELUT, palestra sobre o tema “Alimentação Saudável”, na Bom Pastor