“Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo”. 1º Pedro 5.6. Se compararmos a vida dos cristãos aqui neste mundo com a vida dos descrentes, notaremos que muitas vezes os filhos do mundo estão levando uma vida mais fácil, mais folgada, e sem muitas preocupações, enquanto tantos e tantos cristãos tem que lutar com miséria, pobreza, doenças e dificuldades de toda sorte e ainda se privam de muitos privilégios mundanos.
O Cristão não lamentar-se e a queixar-se, pensando talvez até que Deus seja injusto: antes, deve levar sobre si a sua cruz com paciência e continuar a seguir o seu Mestre Jesus.
Nunca devemos nos esquecer que tudo que nos acontece aqui na terra contribui para o nosso bem-estar espiritual, ainda que seja a maior calamidade ou desgraça.
Como, porém, também os filhos de Deus muitas vezes são fracos, se esquecendo desta verdade bíblica e tornando-se, não raras vezes descontentes e indispostos com os caminhos pelos quais Deus os leva, é necessário que seja sempre de novo demonstrado que a cruz que Deus coloca sobre nossos ombros contribui para o nosso bem: deve ser demonstrada a finalidade da cruz, e apontado como carregar a cruz com paciência e submissão, mostrando também sempre onde podemos buscar forças, consolo e ânimo nas horas pesadas da vida.
E é justamente isto que o apóstolo Pedro faz nas palavras do texto de nossa mensagem. Ele nos recomenda: “Sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus.” Isto é: o cristão humilha-se perante Deus quando ele reconhece que é pecador, que tem ofendido inúmeras vezes a Deus. Mas com humildade reconhece sua incapacidade, e confia no amor de Deus demonstrado por meio de Cristo Jesus!
E então; “aquele que se humilha, será exaltado! Porque Deus é contra os orgulhosos, mas ajuda os humildes, e os há de honrar no tempo certo.” A cruz que Deus nos impõe nos faz encurvar a cabeça humildemente, desesperando em nós mesmos, e depositando toda esperança na graça de nosso Deus!
Sim, “entregando todas as nossas preocupações a Deus, lançando sobre ele todas as nossas ansiedades, porque ele tem cuidado de nós”. Que a sua vontade seja feita!
Programação para o final de semana
Sábado: 14h Servas Reserva; 19h Culto Concórdia.
Domingo: 8:30h Culto Sinimbu; 9hCentro; 9h Reserva;10 h Cerro da Mula; 14; 30h L. Desidério 18h Jovens centro.
Pastor Gilmar Harnich