Como forma de incentivar o empreendedorismo jovem e fomentar a inovação no campo, o Instituto BAT Brasil, em parceria com o Instituto Crescer Legal, iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), passou a apoiar o desenvolvimento de novos negócios movimentados por jovens na região de Santa Cruz do Sul.
A iniciativa, que chega na segunda fase, busca o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das comunidades rurais e, por conta disso, foram repassados recursos para 16 jovens participantes do projeto. A atividade aconteceu na sede do SindiTabaco e reuniu a diversas autoridades, entre elas, o Diretor Presidente do Instituto Crescer Legal e Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; a Diretora do Instituto BAT Brasil e Head de ESG da unidade da BAT em Santa Cruz do Sul, Amanda Consenza; e o Vice-Presidente do Instituto Crescer Legal e Gerente Regional de Produção Agrícola da BAT, Paulo Favero.
O que é o programa?
O Novos Rurais é um programa de capacitação em empreendedorismo para jovens que vivem no campo. Realizado em duas etapas, a primeira foi de capacitação, com aulas online, através de 10 trilhas de conhecimento, materiais de apoio para aprofundamento do conhecimento e o acompanhamento de um tutor.
Durante o percurso, os participantes aprenderam sobre empreendedorismo e tiveram que elaborar um projeto. Diversos temas foram apresentados como: produção de frutas, hortaliças, piscicultura e adubação para hortaliças. A partir de agora, na segunda fase do programa que começou nesta quarta-feira, a ideia é implementar o negócio na propriedade e, para isso, os jovens receberam apoio financeiro do Instituto BAT Brasil, no valor de até R$ 3.750,00 para tirar o negócio planejado do papel.
Nos últimos anos, o programa passou por um processo de modernização que trouxe a possibilidade de ampliar as parcerias, além de dar maior capilaridade, já que o conteúdo online possui um acesso facilitado. Em 2023, o Instituto BAT Brasil em parceria com o Instituto Crescer Legal lançou uma turma piloto na região de Santa Cruz do Sul e Canguçu, no Sul do Estado, para capacitar jovens egressos dos programas do Instituto Crescer Legal, com idades entre 18 e 29 anos.
Para a Diretora do Instituto BAT Brasil e Head de ESG da unidade da BAT em Santa Cruz do Sul, Amanda Cosenza, o projeto é uma oportunidade de valorizar o jovem rural. “A segunda etapa do Programa demonstra o quanto incentivamos o empreendedorismo jovem e fomentamos a inovação no campo. São pilares que fazem parte da agenda de estratégica da BAT e, também, do Instituto porque valorizamos a diversidade e o desenvolvimento de todos, ressalta ela.
O Gerente Regional de Produção Agrícola e Vice-Presidente do Instituto Crescer Legal, Paulo Favero, fala do orgulho desta importante oportunidade de integrar os dois Institutos para desenvolver a capacitação de jovens rurais “Nossa expectativa é de que esta turma piloto traga muitos aprendizados para ambos os Institutos e especialmente para os jovens, que terão a oportunidade de colocar em prática suas ideias e empreender no meio rural”, conclui Favero.
O Diretor Presidente do Instituto Crescer Legal e Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, relembrou a trajetória de sucesso e a expectativa pela continuidade. “São os novos desafios que fazem a gente crescer e evoluir e esse é, certamente, um momento de grande expectativa para os jovens que vão poder tirar seus projetos do papel. Estaremos sempre na torcida pelos nossos egressos e a mensagem que deixo a eles é a mesma que tenho levado aos jovens aprendizes: a de fixar um objetivo, acreditar que é possível e, claro, ter disciplina para alcançá-lo. Vamos continuar trabalhando juntos nesta importante parceria que tem o objetivo de gerar oportunidades aos jovens do campo.” completou.
Sobre o Instituto BAT
Em atividade há quase 23 anos, o Instituto BAT Brasil sempre investiu na geração de novas fontes de renda para jovens rurais, por meio da educação empreendedora, associada ao apoio técnico e financeiro para a criação de novos negócios no campo. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas já foram apoiadas, por meio de mais de 35 projetos realizados em parceria e com o apoio de governos e instituições.
Em 2019, o Instituto ampliou o escopo de atuação, trazendo para o meio urbano a experiência de formação empreendedora, contribuindo para a redução da desigualdade através da inclusão social, autonomia e geração de renda da juventude urbana.