Início Geral Festa das Cucas | Cuca de Melancia Branca é eleita em primeiro...

Festa das Cucas | Cuca de Melancia Branca é eleita em primeiro lugar

Festividade ocorre no próximo mês, nos dias 9, 10 e 11, no Parque da Oktoberfest

Vencedora do primeiro lugar, retirando o seu prêmio

Débora Dumke
[email protected]

Na quinta-feira, 18, ocorreu o tradicional lançamento da Festa das Cucas, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Adunisc). A festividade está na 23ª edição e promete várias gostosuras.

Durante o evento foram divulgadas as três melhores colocadas no Concurso de Melhor Cuca, que se realizou na quarta-feira, 17, no restaurante do Curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que contou com a participação de 13 padarias da região

As 13 padarias participantes – Panisul, Nutryce, Casa das Cucas Waechter (Domi Gastronomia), Docemania, Cucas da Rosana, Roque Schuh, Cucas Gressler, Conffeipão, Dalila, Pritsch, Santa Delícias, Cucas Haubert e Panificadora Cristal- tiveram que criar um doce com base no conceito “Qual o sabor faz o coração de quem ama cuca bater mais forte?”. Os critérios de avaliação do concurso foram: apresentação, sabor, origem, criatividade, aplicabilidade e conceito.

Fizeram parte dos jurados do concurso, a coordenadora de Editoria e Produtos Destemperados, Anaís Vargas; o gourmet e colunista Gastronômico, Emerson Haas; o coordenador do Curso de Gastronomia da Unisc, Everton Luiz Simon; a proprietária da Arte Gourmett, Sandra Tolotti; a coordenadora do Curso de Nutrição da Unisc, Bianca Inês Etges; a criadora do Cozinha da Cátia, Cátia Schnorr; e o secretário de Cultura de Santa Cruz do Sul, Marcelo Corá.

Após a difícil tarefa dos jurados as cucas ganhadoras foram: Doce Lembrança, da Cucas Gressler, sendo a grande vencedora do 15º Concurso da Melhor Cuca de Santa Cruz do Sul. Em segundo lugar, ficou a Cuca Memórias, da Docemania; e em terceiro, a Cuca Alegria, da Cucas da Rosana.

A Cuca Doce Lembrança tem um recheio de açúcar caramelizado, farofa e melancia branca. A inspiração para a cuca veio dos sabores antigos, quando as gerações passadas usavam a melancia branca como ingrediente principal. A finalidade da receita é aquecer o coração das pessoas com um sabor que recorda lembranças do passado.

Já a Cuca Memórias, que ficou em segundo lugar, conta com um recheio de noz moscada, sal, leite em pó, creme de mel, pera, mel e amêndoas laminadas. A essência é resgatar memórias afetivas através do ingrediente principal, a pera.

A terceira colocada, a Cuca Alegria, possui um recheio de keschmier (requeijão), morangos, doce de leite, coco, creme alemão (creme de ovos com leite condensado e chocolate branco), farofa de streusel e castanhas do Pará. A receita resgata os sabores mais tradicionais da cuca alemã com intuito de despertar o apego afetivo e emocional das pessoas à cultura.

Cucas vencedoras: Doce Lembrança, Cuca
Memórias e Doce Alegria
Fotos: Débora Dumke

Neste ano, a 23ª edição da Festa das Cucas acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho, no Parque da Oktoberfest, sendo uma realização do Município de Santa Cruz do Sul e do Grupo RBS e patrocínio da Moinho do Nordeste, Unisc, Supermercados Imec e Charcutaria Kist. Serão uma programação recheada de festividades, com grande variedade gastronômica, com diversas opções de cucas, além de atrações musicais e entretenimento para toda a família!

Para a ganhadora do primeiro lugar, Clarine Lenz, da Cucas Gressler é uma felicidade sem tamanho e a cuca ganhadora pode ser encontrada na em Rio Pardinho, nos finais de semana, e nas terças-feiras à tarde na Feira da Independência. “Não esperávamos por isso, mas tínhamos o desejo de retratar o sentimento. O sabor foi algo trazido dos antepassados, então a ideia foi realizar a cuca de melancia. Certo dia, um cliente pediu essa cuca, por ter um sabor único e tele transportar para a infância e que não encontrava em lugar nenhum. O sabor é marcante da região do interior, e remete a cuca da bisavó, avó, mãe, ou seja, um sabor que se passa de mãe para filha”, destacou.

O evento possui um significado muito grande e já é tradição. “Este evento já é símbolo de Santa Cruz, pois é já está acontecendo há 23 anos. A festa consegue transformar a cuca que é uma iguaria que está presente nas famílias santa-cruzenses, que faz parte da história, desde da vinda com a Dona Gilda, ou seja, foi uma homenagem que conseguimos realizar à ela ainda em vida. O evento conta toda essa tradição de Santa Cruz do Sul essa história que é passada por gerações e a festa tem este objetivo muito nobre de despertar esse afeto no município com a cultura germânica. A cuca é acolhimento, alegria e união”, concluiu o Diretor Regional de Negócios da RBS, Joel Goulart Junior.

Cucas do Bem

A Festa das Cucas também conta com a ação beneficente Cucas do Bem, que existe desde 2017 e consiste na comercialização das cucas produzidas pelas padarias participantes do evento com o intuito de destinar parte do lucro para o Hospital Santa Cruz (HSC). Nesta edição, o Dia D da Cuca do Bem ocorre no sábado, 27 de maio, das 9 às 14 horas, na Praça Getúlio Vargas. Ao todo, serão comercializadas 1.500 cucas dos sabores de doce de leite, açúcar, framboesa, coco e amendoim.

Esse ano também haverá o Esquenta Cuca do Bem, em que os funcionários da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz Do Sul (Apesc) e empresas parceiras do hospital poderão adquirir as iguarias sob encomenda. O prazo para os pedidos é até 23 de maio e a retirada ocorre dia 26, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, na Unisc e no Centro de Especialidades do HSC.