Início Geral RSC-287 | Grupo Sacyr mostra roteiro de estruturas das obras

RSC-287 | Grupo Sacyr mostra roteiro de estruturas das obras

Estações de trabalho, desde o escritório de operações até a usina de asfalto, foram apresentadas no Press Trip – Rota de Santa Maria

Conterato: “Primamos, desde o início, pela qualidade no processo dos materiais”

Ana Souza
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Um verdadeiro mergulho ao conhecimento, com foco nos trabalhos que estão sendo executados pelo Grupo Sacyr foi oportunizado para a imprensa regional na manhã de terça-feira, 16. Em primeira mão, foram apresentadas as três novas estruturas em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz e que trazem como foco a duplicação da RSC-287, segundo diretrizes do contrato assinado junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Materiais produzidos para a recuperação e duplicação da rodovia

Antes do início do roteiro, a equipe do Grupo Sacyr, sob direção de Leandro Conterato, e com acompanhamento dos engenheiros responsáveis, recepcionou todos na sede da Concessionária Rota de Santa Maria, no Bairro Renascença, em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade todos puderam conhecer o Centro de Controle Operacional que realiza o monitoramento diurtunamente, em tempo real, do fluxo na rodovia e nas praças de pedágio, sendo tudo de forma informatizada com uso de 80 câmeras.

Engenheiros do Grupo Sacyr realizaram as demonstrações de todos os processos nas estruturas

Além de toda a parte de atendimento, todas as obras, ocorrências e informações na rodovia, são arquivadas. Há em média mensal de 1 mil a 1,2 mil ocorrências atendidas e mais as de controle, que chegam a cerca de 400 a 600, sendo no total em torno de 1,8 mil. Quanto aos acidentes são cerca de 70 por mês, sendo que se somam quase 120 dias sem óbitos, sendo o último registrado em 18 de janeiro. Números registrados nas cinco praças de pedágios, sendo Venâncio Aires, Santa Maria, Candelária, Taquari e Paraíso. Fluxo de cerca de 1,2 milhão de veículos por mês. No atendimento operam 13 viaturas, sendo quatro ambulâncias e nove de inspeção. Será feito um incremento nas câmeras, sendo até final de agosto 300 no total, com todo trecho mapeado e monitorado. Também haverá mais 21 controles de tráfego, que já estão sendo implantados na rodovia.

Equipe trabalhando no processo de fabricação dos pré-moldados

Também foram passadas orientações sobre os equipamentos de segurança e o uso destes ao longo do roteiro. Durante a fala, Conterato frisou, bem como os demais engenheiros que estão à frente das estações de trabalho, a qualidade da matéria-prima que se faz uso diariamente em todas as estruturas. “Primamos desde o início pela qualidade no processo dos materiais a serem utilizados na recuperação, bem como na duplicação da RSC-287. Nossa empresa faz desde a britagem até a liga, com uso de borracha de pneus, usa na usina de asfalto. Estamos no período de recuperação do asfalto, para posteriormente fazer a duplicação”, explica o diretor.

Usina de asfalto que está instalada em Vera Cruz veio da Irlanda

Primeira parada:

Usina de Pré-Moldados de Concreto

Após a explanação na sede do Grupo Sacyr, seguiu-se o roteiro. O primeiro ponto da visita foi a Usina de Pré-Moldados de Concreto, localizada no KM 104+500 da BR 471, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. No local o ritmo era intenso da equipe na confecção dos materiais, que eram abrigados nos estoques e utilizados no andamento do processo da obra de RSC-287. Segundo o diretor do Grupo Sacyr, produzir o material da recuperação e duplicação da rodovia traz um custo maior. “Mas ganhamos em qualidade e, consequentemente, o aumento no número de profissionais. Hoje temos, entre a Rota de Santa Maria e a Sacyr, 650 trabalhadores. O número conforme o andamento da obra poderá chegar, na época do pico, em 850. Exemplo da central de elementos pré-moldados, na qual são fabricados as tubulações de drenagem. Hoje temos em torno de 50 pessoas no trabalho, podendo chegar a 130. Temos um controle tecnológico muito detalhado. O foco da Sacyr, como uma operadora que vai construir uma rodovia para operar por 30 anos, é construir uma estrutura com durabilidade longa. Sem ser necessária manutenções. Os processos são super controlados. Tudo para aumentar a qualidade dos produtos.”

Usina irá produzir um total de 2,6 milhões de toneladas de brita em toda a obra

Segunda parada:

Usina de Britagem e Asfalto

O roteiro seguiu com a segunda visita, desta vez à Usina de Britagem e Asfalto, localizada em Linha Andreás, no município vizinho de Vera Cruz. A de britagem atua, conforme o diretor, em diferentes fases para a adequação conforme a necessidade da empresa. “Todo o processo se torna necessário para que o produto chegue de forma ideal para a aplicação na via. Acompanhamos todo o processo para que isso se traduza na qualidade do material. Uma matéria-prima que traga bons resultados.”
A etapa da manutenção parcial em pleno andamento, passa pelo trabalho da equipe que realiza a produção e prepara o estoque do material. Todo o processo passa pelo britador, equipamento altamente sofisticado importado do Uruguai. Do britador até o uso na duplicação serão extraídos em torno de 900 mil toneladas de brita, de um total de 2,6 milhões de toneladas em toda a obra, por mês são cerca de 25 a 30 mil toneladas. O montante ainda será distribuído para os trechos de Candelária e Tabaí.
O segundo ponto acompanhado pelos profissionais foi a usina de asfalto. A estrutura é importada da Irlanda, local em que o Grupo Sacyr também tem contrato de atuação. Conforme explicação, a brita passa por um processo de secagem, essencial para a qualidade do asfalto. Em seguida recebe o produto ligante, resultado da moagem da borracha oriunda de pneus que está sendo feita por uma empresa que também faz parte do grupo.

Engenheiros explanando sobre os processos do laboratório

Terceira parada:

Novo Laboratório junto à EPC

Na parte final do roteiro a visita à obra do novo Laboratório junto à EPC, no Bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul. Anexo à área de usinagem está o laboratório para as pesquisas sobre as condições do solo e de tudo que é produzido pela Sacyr. A equipe é formada por oito auxiliares e mais dez laboratoristas. O trabalho perfaz as análises da durabilidade e condições de aplicação do asfalto.

Visão da parte interna do laboratório de análises
Fotos: Ana Souza