Ana Souza
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Um verdadeiro mergulho ao conhecimento, com foco nos trabalhos que estão sendo executados pelo Grupo Sacyr foi oportunizado para a imprensa regional na manhã de terça-feira, 16. Em primeira mão, foram apresentadas as três novas estruturas em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz e que trazem como foco a duplicação da RSC-287, segundo diretrizes do contrato assinado junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Antes do início do roteiro, a equipe do Grupo Sacyr, sob direção de Leandro Conterato, e com acompanhamento dos engenheiros responsáveis, recepcionou todos na sede da Concessionária Rota de Santa Maria, no Bairro Renascença, em Santa Cruz do Sul. Na oportunidade todos puderam conhecer o Centro de Controle Operacional que realiza o monitoramento diurtunamente, em tempo real, do fluxo na rodovia e nas praças de pedágio, sendo tudo de forma informatizada com uso de 80 câmeras.
Além de toda a parte de atendimento, todas as obras, ocorrências e informações na rodovia, são arquivadas. Há em média mensal de 1 mil a 1,2 mil ocorrências atendidas e mais as de controle, que chegam a cerca de 400 a 600, sendo no total em torno de 1,8 mil. Quanto aos acidentes são cerca de 70 por mês, sendo que se somam quase 120 dias sem óbitos, sendo o último registrado em 18 de janeiro. Números registrados nas cinco praças de pedágios, sendo Venâncio Aires, Santa Maria, Candelária, Taquari e Paraíso. Fluxo de cerca de 1,2 milhão de veículos por mês. No atendimento operam 13 viaturas, sendo quatro ambulâncias e nove de inspeção. Será feito um incremento nas câmeras, sendo até final de agosto 300 no total, com todo trecho mapeado e monitorado. Também haverá mais 21 controles de tráfego, que já estão sendo implantados na rodovia.
Também foram passadas orientações sobre os equipamentos de segurança e o uso destes ao longo do roteiro. Durante a fala, Conterato frisou, bem como os demais engenheiros que estão à frente das estações de trabalho, a qualidade da matéria-prima que se faz uso diariamente em todas as estruturas. “Primamos desde o início pela qualidade no processo dos materiais a serem utilizados na recuperação, bem como na duplicação da RSC-287. Nossa empresa faz desde a britagem até a liga, com uso de borracha de pneus, usa na usina de asfalto. Estamos no período de recuperação do asfalto, para posteriormente fazer a duplicação”, explica o diretor.
Primeira parada:
Usina de Pré-Moldados de Concreto
Após a explanação na sede do Grupo Sacyr, seguiu-se o roteiro. O primeiro ponto da visita foi a Usina de Pré-Moldados de Concreto, localizada no KM 104+500 da BR 471, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul. No local o ritmo era intenso da equipe na confecção dos materiais, que eram abrigados nos estoques e utilizados no andamento do processo da obra de RSC-287. Segundo o diretor do Grupo Sacyr, produzir o material da recuperação e duplicação da rodovia traz um custo maior. “Mas ganhamos em qualidade e, consequentemente, o aumento no número de profissionais. Hoje temos, entre a Rota de Santa Maria e a Sacyr, 650 trabalhadores. O número conforme o andamento da obra poderá chegar, na época do pico, em 850. Exemplo da central de elementos pré-moldados, na qual são fabricados as tubulações de drenagem. Hoje temos em torno de 50 pessoas no trabalho, podendo chegar a 130. Temos um controle tecnológico muito detalhado. O foco da Sacyr, como uma operadora que vai construir uma rodovia para operar por 30 anos, é construir uma estrutura com durabilidade longa. Sem ser necessária manutenções. Os processos são super controlados. Tudo para aumentar a qualidade dos produtos.”
Segunda parada:
Usina de Britagem e Asfalto
O roteiro seguiu com a segunda visita, desta vez à Usina de Britagem e Asfalto, localizada em Linha Andreás, no município vizinho de Vera Cruz. A de britagem atua, conforme o diretor, em diferentes fases para a adequação conforme a necessidade da empresa. “Todo o processo se torna necessário para que o produto chegue de forma ideal para a aplicação na via. Acompanhamos todo o processo para que isso se traduza na qualidade do material. Uma matéria-prima que traga bons resultados.”
A etapa da manutenção parcial em pleno andamento, passa pelo trabalho da equipe que realiza a produção e prepara o estoque do material. Todo o processo passa pelo britador, equipamento altamente sofisticado importado do Uruguai. Do britador até o uso na duplicação serão extraídos em torno de 900 mil toneladas de brita, de um total de 2,6 milhões de toneladas em toda a obra, por mês são cerca de 25 a 30 mil toneladas. O montante ainda será distribuído para os trechos de Candelária e Tabaí.
O segundo ponto acompanhado pelos profissionais foi a usina de asfalto. A estrutura é importada da Irlanda, local em que o Grupo Sacyr também tem contrato de atuação. Conforme explicação, a brita passa por um processo de secagem, essencial para a qualidade do asfalto. Em seguida recebe o produto ligante, resultado da moagem da borracha oriunda de pneus que está sendo feita por uma empresa que também faz parte do grupo.
Terceira parada:
Novo Laboratório junto à EPC
Na parte final do roteiro a visita à obra do novo Laboratório junto à EPC, no Bairro Jardim Europa, em Santa Cruz do Sul. Anexo à área de usinagem está o laboratório para as pesquisas sobre as condições do solo e de tudo que é produzido pela Sacyr. A equipe é formada por oito auxiliares e mais dez laboratoristas. O trabalho perfaz as análises da durabilidade e condições de aplicação do asfalto.