Ana Souza
[email protected]
Foi com pedidos de orações e um “Até breve”, que o papa Francisco se despediu de sua visita ao Brasil na noite de domingo, 28. O pontífice, com muito carisma, cumpriu uma agenda de sete dias com diversos compromissos que fizeram parte da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro.
Nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mais de 3 milhões de pessoas se aglomeraram para prestigiar os últimos momentos da visita. A missa de envio contou com momentos marcantes, unindo todos em orações. Entre as autoridades estavam: a presidenta Dilma Rousseff; o presidente do Suriname, Desi Bouterse; o presidente da Bolívia, Evo Morales; e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. O vice-presidente do Uruguai, Danilo Astori, e do Panamá, Juan Carlos Varela, também participaram do evento religioso.
Em suas palavras finais, ao se despedir dos brasileiros, papa Francisco anunciou que pretende retornar ao Brasil em 2017, ano em que serão celebrados os 300 anos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, sendo a imagem da Santa encontrada por pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo.
Antes de embarcar para Roma, o papa anunciou o local onde será a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorrerá em Cracóvia, na Polônia, no ano de 2016. Conforme informações do porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o evento deverá ter como homenageado o papa João Paulo II, um dos criadores da JMJ, e que será canonizado (declarado santo) nos próximos meses. A jornada é o maior encontro da juventude católica. “Naturalmente, com a perspectiva de canonização de João Paulo II, nos próximos meses, é interessante ter a próxima JMJ em sua cidade, porque ele, certamente, será protetor da jornada, desta vez, como santo”, disse o porta-voz.
SAUDADES DO BRASIL
Um dos últimos compromissos do Papa ocorreu no final da tarde, após o encerramento da JMJ. Na base aérea do Galeão, a santidade participou da cerimônia de despedida com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer. Em seguida, embarcou para Roma.
Saudades de tudo que viveu nos sete dias em que esteve no Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude. Esta foi a tônica do discurso final do papa Francisco. “Dentro de alguns instantes, deixarei sua pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes, essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha.”
Fotos: Tânia Rêgo/ABr
Papa Francisco se despediu do Brasil com a confirmação de que pretende retornar em 2017
Multidão de católicos acompanhou a passagem do papa Francisco, que, de papamóvel,
fez o percurso do Forte de Copacabana ao palco, no Leme, onde ocorreu a Missa de Envio
O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e o vice-presidente,
Michel Temer, com o Papa Francisco na cerimônia de despedida do pontífice
Papa Francisco demonstrou muito carisma com o povo brasileiro durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
_______________________
Jovens, missionários do amor
Muitas vezes, durante os seus discursos, papa Francisco enfatizou a importância dos jovens como missionários do amor para um mundo melhor. “Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias. Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação, não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi ele que viemos buscar nestes dias, porque ele nos buscou primeiro, ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro.”
Nossa Senhora Aparecida foi homenageada por ele, lembrando sua visita ao santuário da padroeira do Brasil. “O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade. O Papa vai embora e lhes diz até breve, um até breve com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe”.
EM ROMA
Às 11h25min de ontem, 29, o pontífice desembarcou no Aeroporto de Roma Ciampino, na Itália. Após a chegada, ele deixou a seguinte mensagem em sua conta no Twitter (@pontifex): “Estou de retorno para casa e lhes asseguro que a minha alegria é muito maior que o meu cansaço!”, afirmou, referindo-se à sua participação na JMJ. No Twitter, ele também postou uma mensagem de agradecimento ao povo brasileiro. “Agradeço profundamente a todos aqueles que trabalharam para o sucesso da JMJ e abraço vocês todos, os participantes.” (Trechos da matéria extraídos através de informações da Agência Brasil)