Débora Dumke – [email protected]
Como forma de agradecimento aos fiéis, a Paróquia Espírito Santo, localizada no Bairro Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, está em obras.
Conforme o Padre Hilário Gonçalves e o coordenador da paróquia Nestor João Kunzler, a reforma já estava prevista há dois anos. Mas, com a chegada da pandemia, foi ficando para depois, pois as incertezas eram muito grandes. “Não sabíamos se podíamos gastar este dinheiro. Mas agora chegou o momento de colocar isso em prática. Começamos no final de abril, mas nos deparamos com uma semana de chuva, o que acarretou em atraso”, informam o padre e o coordenador.
A razão maior da obra é aumentar o espaço de estacionamento e, também, a acessibilidade. “Vamos deixar algumas vagas reservadas para os idosos e cadeirantes e, se não houver vagas suficientes, o embarque e desembarque devem ser feitos imediatamente, facilitando o acesso”, salienta Kunzler.
O desejo também incluí dar uma revitalizada na paróquia. “Trazer uma vida para a nossa praça, revitalizar, pintar a igreja e o salão. Assim, o povo que contribui pode sentir-se presenteado e, com certeza, entir-se pertencentes e acolhidos pela comunidade. Graças a Deus temos uma diretoria muito colaborativa e, sem dúvidas nenhuma, vale a pena fazermos algo para a paróquia e mostrar que esta é a minha comunidade, a minha igreja, é onde eu vou no domingo rezar” complementa Padre Hilário Gonçalves.
O orçamento inicial estava entre R$ 60 mil e R$ 70 mil, mas acredita-se que irá ultrapassar um pouco. “Fizemos uma parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que irá disponibilizar um relógio digital para a praça da igreja, também com apoio do comércio, colaboradores e poder público”. A pintura também terá o auxílio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, destacam Gonçalves e Kunzler.
“Temos responsabilidade em cuidar daquilo que é nosso e dos outros. A Igreja é nossa segunda casa; por vezes, celebramos coisas boas e, outras tantas, temos que suportar os momentos difíceis, mas somos família. Então, cuidar da igreja é uma responsabilidade de todos nós”, aponta padre Hilário.
A volta da Festa do Divino
A tradicional Festa do Divino não é realizada há dois anos em razão da pandemia. As obras irão destacar ainda mais a festividade. “Nós temos como padroeiro aqui na paróquia o Divino Espírito Santo, que celebra o Dia de Pentecostes e, neste ano de 2023, será no dia 28 de maio. Inclusive, teremos a missa às 10 horas e uma ordenação diaconal do Ministro Walter, que será diácono da igreja. Teremos a presença do bispo, padres, diáconos, amigos de outras comunidades, sendo um momento muito especial. Mas o evento que reúne maior público é a Festa do Divino, que é comemorado no terceiro domingo de agosto, onde temos, no sábado, a tradicional galinhada; à tarde, reunião dançante para a terceira idade e, no domingo, a tradicional festa de integração”, salientou o padre.
O padre Hilário e o coordenador Nestor só têm agradecimentos por todos. “Só temos que agradecer a todo empenho. O grupo que nos apoia, que está envolvido, isso tudo é fantástico. Temos um grupo muito confiável e dedicado em todos os setores, tanto na questão da sustentabilidade como, também, na questão pastoral da comunidade”, concluem.