Faltam menos de 10 dias para a realização da terceira edição da Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul. Responsável pela Coordenadoria da Diversidade do município, Ruben Quintana está bastante otimista em relação ao evento, que ocorre em 21 de maio, um domingo.
Conforme Quintana, caravanas de diversas cidades como Lajeado, Encantado, Venâncio Aires, São Leopoldo e Porto Alegre já confirmaram presença. Ele destaca que, muito além de um evento animado, intenso e turístico, a Parada da Diversidade é um marco importantíssimo para a luta dos direitos civis do movimento LGBTQIA+.
Quintana enfatiza que a edição deste ano voltará a reafirmar a importância das famílias na construção de uma sociedade com menos preconceito, com mais amor e respeito. Ele também frisou o progresso das pautas LGBTQIA+ no município, com a criação da Coordenadoria da Diversidade, que vem permitindo minimizar anos de segregação, perseguição e discriminação à população LGTQIA+, com o desenvolvimento de politicas públicas e programas efetivos de combate à LGBTFOBIA. “Avançamos significativamente na conquista de reconhecimento, espaço e direitos. Temos um governo municipal, através de nossa prefeita Helena, que tem um olhar especial para nossa população”, enfatiza.
Programação
A 3ª Parada da Diversidade de Santa Cruz do Sul terá início às 13h, com concentração na rua Mal. Floriano, em frente à Praça da Bandeira. A abertura oficial está prevista para as 16h, quando também haverá um ato ecumênico.
Em seguida, iniciam as atividades no palco, onde devem ocorrer cerca de 40 apresentações variadas – bandas de rock, pop e pagode; drag queens; teatro; performances de dança; e pronunciamentos.
Às 18h, começa a tradicional caminhada pelas ruas do Centro, puxada pelo trio elétrico. Após retornarem à Praça da Bandeira, as apresentações prosseguem, com a bateria da escola de samba Acadêmicos do União. O encerramento ficará por conta do grupo de pagode Fica à Vontade, por volta das 21h30min.
O evento é realizado pela Angel Produções e co-realização da Ong Desafios, com patrocínio da Prefeitura Municipal e apoio do Comudi – Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIA+ e empresas privadas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3715-1895 ou pelo e-mail [email protected].