Débora Dumke – [email protected]
No dia 14 de dezembro do ano passado, a calçada central da Avenida Imigrante, em Santa Cruz do Sul, teve que ser interditada devido à ruptura de parte de uma laje sobre o arroio, que aconteceu na madrugada do dia 10 do mesmo mês. Estudos de engenheiros e técnicos apontaram fissuras em vários trechos da passarela, com destacado risco aos pedestres.
A obra de reforma do local começou em fevereiro deste ano e está 72% concluída. Ou seja, a reconstrução do passeio central da Avenida do Imigrantes está praticamente pronta. Já foram colocadas 80% das movas lajes de concreto. A Ditrevi Engenharia, empresa que executa a obra, já instalou os últimos tapumes até a Galvão Costa e a finalização da nova cobertura nos 200 metros restantes pode ocorrer entre esta sexta-feira, 28, e a próxima semana. Após, a Prefeitura realizará a instalação de rampas de acessibilidade, melhorias em iluminação pública, bancos e ajardinamento.
A reforma da estrutura central da Imigrante foi orçada em R$ 1.479.802,79, e ficou a cargo da Ditrevi Engenharia. A construtora foi selecionada de forma emergencial, de acordo com a Lei de Licitações, entre cinco empresas que apresentaram cotação, devido à urgência de atendimento de situação, que poderia ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança dos pedestres. Mesmo com a intensa divulgação da interdição do local, ainda foi possível ver pessoas desrespeitando a determinação e circulando pela calçada central.
O secretário de Obras e Infraestrutura do município, Edmar Hermany, comemora que o trabalho está sendo executado dentro do prazo previsto e de acordo com o projeto elaborado. “A nova estrutura proporcionará segurança ao local e, quando finalizado, ficará uma obra muito bonita, será mais um cartão postal para Santa Cruz”, garante.
Para quem mora, trabalha e circula pela Imigrante e adjacências, a reforma e a nova cara da estrutura são positivas.
Leandro Granville aprova as interveções na avenida, onde ele possui comércio. “A revitalização é algo interessante. Com isso, também é provável um possível aumento no movimento. Com a atenção voltada mais para o centro (nova Marechal Floriano), acredito que agora volte às origens da Avenida do Imigrante e, com certeza, voltará a brilhar novamente”, acredita.
“É um lugar que reúne pessoas diariamente e nos finais de semana com chimarrão, caminhadas e encontros entre amigos. Durante as obras, não influenciou em nada no movimento do comércio, foi exatamente tudo bem organizado, sem resíduo, lixo e barulho”, acrescenta Granville. A obra foi realizada muito rápida, em quatro meses vai estar tudo pronto. Depois de pronto, entrará a questão da segurança e da manutenção, que, por sinal está muito boa, e é notório ver a diminuição de problemas. Está no caminho certo. O mais importante é a manutenção”, frisa.
Moradora da redondeza há três anos, Julimed Gouveia também vê vantagens na reforma da Imigrante. “Geralmente caminho aqui com o meu cachorro,acompanhada pelo meu filho. Ficou muito boa a maneira como refizeram a calçada. Ficou melhor porque cortaram as árvores e não está tão fechado, deixando a vista mais livre e iluminada. A qualidade do passeio parece melhor. As pessoas estão gostando e começando a realizar caminhadas e sentar para tomar chimarrão”, observa.