Ter coragem para empreender, trabalhar com dedicação e entregar qualidade no que faz. É dessa forma que o empresário Walter Siedschlag, diretor da Wizard Idiomas em Santa Cruz do Sul, resume o êxito da trajetória de 30 anos da escola no município. Palestrante da segunda edição do ano do Café Empresarial, o empreendedor compartilhou com empresários e profissionais de empresas os ensinamentos e desafios vividos ao longo de três décadas de atuação que consolidaram a escola local como a maior da rede Wizard no Rio Grande do Sul. Promovido pela Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz, o tradicional evento de networking ocorreu na manhã de terça-feira (25), no auditório 2 da entidade, e teve a moderação da psicóloga Fátima Gehlen, com transmissão em tempo real pelas plataformas do Youtube e Facebook.
Nascido em Joinville, em Santa Catarina, Walter passou o início de sua infância em um sítio da família, na cidade de Araquari, na zona rural do Estado. A vida no campo agregou muito valor à sua formação pessoal. Estimulado pelos pais, em especial pela mãe, seguiu os estudos na cidade, contrariando os costumes locais, mais ligados às lides do campo. A família sempre foi uma inspiração e suporte para que empresário fosse além. Mais tarde, aos 14 anos, por inciativa do irmão mais velho, foi matriculado em um curso de inglês, iniciando assim sua trajetória na área de idiomas.
A decisão de empreender
Contudo, foi a missão assumida na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) que levou Walter a dois anos de uma intensa vivência para além das fronteiras de casa, em Brasília, na região Centro-Oeste do País. Nesse período, conheceu jovens de diversas nacionalidades ligados à igreja, e conviveu com comunidades em diferentes realidades sociais e econômicas. A experiência marcante foi decisiva para o empreendedor vir para Santa Cruz em 1993 e dar início ao empreendimento que resultou na exitosa trajetória da Escola de Idiomas Wizard.
Bacharel em Administração, formado na Unisc, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Walter Siedschlag tem formação em Inglês pela Internacional College of Califórnia (EUA) e estudou na Inglaterra. A escolha pela franquia da Wizard nasceu da percepção do empreendedor da carência que existia no Brasil de um método realmente eficaz de aprender idiomas. Focado em ensinar a falar o idioma, o método aplicado pela Wizard subvertia o sistema de ensino convencional praticado no país que privilegiava a gramática em detrimento da fluência na língua.
Logo o espaço na Galeria Farah, onde a escola instalou as primeiras turmas, ficou pequeno para atender à grande demanda de alunos. Foi necessário adquirir uma sede própria, na rua Thomaz Flores. Hoje, o local evoluiu para uma moderna estrutura que dá suporte às atividades pedagógicas da escola no município
Tecnologia de ensino
Na vanguarda do ensino de idiomas no país, a Wizard sempre investiu em novas tecnologias para facilitar e acelerar o aprendizado. Em 2011, o lançamento da Wizpen (uma caneta que dá suporte aos alunos no aprendizado do idioma) alavancou o crescimento da escola. A Wizard local chegou ao ápice de 1200 alunos matriculados em Santa Cruz. Hoje, outras tecnologias aperfeiçoaram essa experiência, como o aplicativo Wiz.me com o assistente virtual para aprender inglês que pode ser baixado no celular, computador ou tablet, além da tradicional qualidade profissional e técnica dos recursos humanos da escola.
Em 2014, a rede Wizard foi adquirida pela multinacional Pearson, referência mundial na área de educação. O ponto positivo desta transição, conforme Walter, é ter acesso aqui a todas as inovações da instituição na área de ensino que são aplicadas em países do primeiro mundo, como EUA e Inglaterra.
Desafios
A pandemia foi de longe o maior desafio enfrentado pela escola nestes 30 anos. “Foi necessário muita coragem e resiliência para passarmos por aquele período”, recorda o empreendedor. Contudo, a escola resistiu e em menos de 15 dias estava oferecendo de forma online seus cursos de idiomas, antes ofertados presencialmente. Mesmo assim, o setor foi bastante afetado em todo o país. “Acredito que os efeitos da pandemia serão sentidos nas empresas por muitos anos ainda”, afirma Walter.
Como ensinamento de tudo isso o empresário destaca a persistência que deve acompanhar sempre o empreendedor, especialmente quem assume esse desafio no Brasil. “Entregar qualidade no que faz e trabalhar é a melhor formar de encontrar o sucesso”, resume.
Networking
Presente na programação de eventos da ACI há mais de uma década, o Café Empresarial é um espaço para troca de conhecimentos e networking. Recepcionados com um café da manhã, os convidados participam de uma dinâmica de apresentação e assistem a um case inspirador de um empreendedor local.
O Café Empresarial conta com o patrocínio da Bitencourt Corretora de Seguros, Unisc, Sebrae, Wizard Idiomas, Cindapa, Borba Imóveis, Lisaruth e Grupo Gazeta de Comunicações.