Início Geral BAT Brasil completa 120 anos de história com foco na produção sustentável...

BAT Brasil completa 120 anos de história com foco na produção sustentável de tabaco

Empresa que foi pioneira na implantação do Sistema Integrado de Produção de Tabaco, lançou o Programa ESG Farms

Processamento de tabaco
Foto: Cristiano Rosa

Pautada pelo desenvolvimento sustentável da sua cadeia produtiva desde o início das suas atividades, a BAT Brasil é reconhecida como líder no setor de tabaco no país com ações inovadoras e sustentáveis, buscando desenvolver e investir em tecnologias que fortaleçam a produção, bem como as matrizes energéticas renováveis em suas fábricas e usinas.  A empresa, que celebra 120 anos de história nesta terça-feira, 25 de abril, mantém-se atenta a assuntos relevantes à cadeia produtiva do tabaco a fim de impulsionar a agricultura sustentável das pequenas propriedades rurais familiares no Sul do país. 

Por meio de diferentes iniciativas, programas e projetos, a empresa estimula a expansão do agronegócio no Brasil, tornando-se referência para todo o setor. Exemplo recente disso é o Programa ESG Farms, lançado em 2021 e que vem ao encontro com a estratégia da agenda global de ESG (termo em inglês que representa as ações de sustentabilidade considerando os pilares Ambiental, Social e de Governança). O programa de sustentabilidade socioambiental busca desenvolver as propriedades integradas e torná-las mais prósperas e sustentáveis, em linha com as exigências de mercado e legislação.

Vista aérea da Unidade de Santa Cruz do Sul Foto:Marcos Bicca

Neste contexto, o produtor rural que adere à iniciativa pode implementar ou expandir ações relacionadas à rentabilidade e eficiência, produtividade e qualidade, legislação e sustentabilidade socioambiental, em linha com as legislações e exigências de mercado nacional e internacional. “Nosso olhar atento às temáticas de sustentabilidade e bem-estar do produtor não é de hoje e continuaremos buscando iniciativas que desenvolvam a agricultura familiar da produção de tabaco de forma ampla e eficiente.”, pontua a Gerente de ESG, Comunicação e Difusão de Tecnologias da BAT Brasil, Amanda Cosenza.

Gerente Amanda Cosenza
Foto: Marcos Bicca

A BAT Brasil, alinhada às transformações do Grupo BAT, prioriza questões como a inclusão e diversidade, a proximidade com o cliente, não apenas atendendo suas necessidades, mas também inspirando a sociedade e mantendo seu compromisso com a comunidade. Esse alinhamento é comprovado pelas certificações conquistadas em 2022 pela Unidade de Processamento de Tabaco de Santa Cruz do Sul (RS) de AWS (Alliance Water Stewardship) que ratifica a gestão responsável da água, colocando a empresa em um seleto grupo mundial que conquistou este reconhecimento e de Carbono Neutro que confirma a jornada de inovação e melhoria contínua de processo, bem como o aumento de eficiência energética, contribuindo assim para o combate do Aquecimento Global e a preservação dos recursos naturais ambos e pelas ISOs 9001, 14001 e 45001 que, desde 2000, reconhecem a qualidade do processo, do produto, da gestão Ambiental e da Saúde e Segurança na BAT Brasil.

No Brasil, a empresa está presente em todos os 26 estados brasileiros, atuando com cerca de 5 mil colaboradores diretos e 2 mil sazonais. Há dez anos, a empresa é certificada pelo Instituto Top Employers como uma das melhores empregadoras do Brasil.

SIPT – A história centenária da BAT Brasil (que até 2020 era conhecida como Souza Cruz) também é marcada pelo pioneirismo no campo. Criado em 1918, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) é uma parceria técnico-comercial que viabiliza e facilita o acesso do produtor rural às sementes e aos insumos necessários para o plantio. Além disso, a Companhia assegura a compra de toda a safra, independentemente do seu resultado, e oferece assistência técnica por meio de uma qualificada equipe de orientadores agrícolas que atuam no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Atuação no campo
Foto: Gelson Pereira

Em 2021, a BAT Brasil tornou-se a primeira empresa de tabaco do Brasil a ser certificada com o selo oficial do Governo Brasileiro, pela Produção Integrada Brasileira. A certificação ratifica o uso das melhores práticas agronômicas e ambientais realizadas pelos produtores rurais, considerando aspectos como manejo do solo, uso racional dos recursos, produtividade, qualidade, novas tecnologias e rastreabilidade. Ao todo, mais de 16 mil produtores integrados à empresa foram certificados. “A PI Tabaco reforça o compromisso da BAT Brasil com a agenda global de ESG e com os produtores parceiros, pois permite que a produção de tabaco seja cada vez mais competitiva e aderente às demandas do mercado global, garantindo assim a rentabilidade ao Sistema Integrado de Produção”, destaca a gerente.

História – A trajetória da empresa iniciou em 1903, com a Fábrica de Cigarros Feitos a Mão. Em 1914, o grupo BAT assumiu o controle acionário da antiga Souza Cruz. Quatro anos mais tarde, em 1918, foi instituído o Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT). Em 1966, a empresa atingiu a marca de três milhões de mudas de eucalipto junto aos produtores integrados, já mostrando a preocupação dela com a sustentabilidade ambiental.

Em 1995 foi a vez de avançar no processo de digitalização no campo. Já entre 2008 e 2011 a empresa deu início à assinatura dos termos de compromisso com Ministério Público do Trabalho, Ibama e Ministério Público do Meio Ambiente. Em 2015, o marco foi a difusão de tecnologia. Em 2018, o Sistema Integrado de Produção de Tabaco completou 100 anos.

Dois anos mais tarde, em 2020, a Souza Cruz se tornou BAT Brasil e, em 2021, conseguiu a certificação de 100% da produção de tabaco pelo PI Tabaco do Governo Brasileiro. Em 2023, a empresa, líder no mercado brasileiro de cigarros, celebra 120 anos de uma história de sucesso, exemplo de prosperidade e sustentabilidade, com o slogan: Juntos há 120 anos construindo um amanhã melhor!