Os dois gaúchos do Brasileirão Rei encaram clássicos nacionais na segunda rodada do campeonato neste fim de semana. O Grêmio vai a campo no sábado, 22, às 21 horas, diante do Cruzeiro no Mineirão, em Belo Horizonte. Já o Internacional tem compromisso matinal e vespertino no domingo, 23. A partir das 11 horas, encara o Flamengo no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Grêmio e Cruzeiro retornaram para a primeira divisão nacional neste ano: o Tricolor depois de uma temporada na Série B e a Raposa após três. Os dois clubes são os maiores vencedores da Copa do Brasil, segunda competição mais importantes do País: o mineiro tem seis títulos e o gaúcho, cinco. Para esta volta à Série A, ambos buscaram muitos reforços para seus elencos.
O técnico Renato Portaluppi tem problemas para escalar o Grêmio. Três volantes estão entregues ao Departamento Médico: Pepê, Carballo e Villasanti. Um quarto, Lucas Silva, voltou a treinar leve e ainda é dúvida. Já Ronald serve à seleção brasileira sub-20. Assim, Bitello deve atuar mais recuado, afastado do artilheiro Luis Suárez. Darlan e Mila são as outras opções para o setor de contenção no meio-campo. No Cruzeiro, o treinador português Pepa conta com a estreia do atacante Henrique Dourado, de volta ao clube.
Domingo, o Internacional espera grande público no Beira-Rio para o confronto com o Flamengo. O time gaúcho está embalado com a vitória, por 1 a 0, sobre o venezuelano Metropolitanos, mesmo que com gol nos acréscimos, na última terça-feira, 18, em casa, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Libertadores da América. Contudo, a torcida não poupou o técnico Mano Menezes, bastante vaiado antes, durante e depois da partida.
O gol de Alexandre Alemão esquentou a disputa pelas vagas no ataque colorado, já que Luiz Adriano, repatriado a peso de ouro para esta temporada, não tem correspondido aos anseios dos torcedores. Assim, Mano pode promover novas mudanças no setor para encarar o Rubro-Negro. O Colorado tentará o primeiro triunfo neste Brasileirão, enquanto a equipe carioca quer o segundo.