O 22 de abril é a data oficial do descobrimento do Brasil, pois foi neste dia, em 1500, que as caravelas portuguesas, comandadas por Pedro Álvares Cabral, chegaram pela primeira vez, no sul da Bahia. Mas, em Santa Cruz do Sul, este 22 de abril de 2023, é de outra descoberta: a do campeão da Copa Cidade de Futebol. Cruzeiro e Bom Jesus travam a batalha final da competição a partir das 18 horas deste sábado, no Estádio dos Eucaliptos E para ser testemunha ocular desta história, o ingresso custa R$ 5,00.
É difícil fazer uma aposta, sem medo de errar, em qual clube será o campeão da temporada 2022/23, As duas equipes empataram sem gols no primeiro jogo, realizado no sábado passado no mesmo local. As campanhas ao longo de todo campeonato de ambos também são bem parecidas. O Bom Jesus tem cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota; marcou 16 gols e sofreu três. O Cruzeiro igualmente acumula cinco vitórias, por possui uma derrota e um empate; assinalou 18 gols e levou cinco.
O capitão do Bom Jesus, Lucas, tem expectativa para o confronto decisivo. “No sábado passado, o jogo foi difícil. No primeiro tempo, a equipe do Cruzeiro foi melhor; na segunda etapa acredito que conseguimos impor nosso jogo, tivemos chance de marcar e acabemos não aproveitando as oportunidades. Para o segundo jogo, estamos trabalhando forte para deixar nossos jogadores 100%, pois estamos sofrendo com bastante lesões nessa reta final de campeonato. Vai ser uma grande final, duas equipes fortes e está tudo aberto para este confronto decisivo”, analisa.
Gilson, o capitão do Cruzeiro, também projeta uma grande final equilibrada. “A maior dificuldade que o Cruzeiro vai enfrentar é a qualidade do Bom Jesus, é um clube muito organizado, é o atual campeão da Copa Cidade. Mas o nosso plantel tem grandes diferenciais e o maior deles é a juventude dos atletas e, também, a união do grupo. O técnico, o Redondo, orienta bem nossos jogadores, tem muita experiência no futebol e conhece muito bem o Bom Jesus. Temos condições de jogar de igual para igual e buscar o título, sempre respeitando o adversário”, ressalta.
O diretor da Associação do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Afasc), José de Abreu, confia num jogo digno de uma grande final. “Mais uma vez a Copa Cidade terá uma decisão de campeonato equilibrada, emocionante, onde não dá para arriscar um palpite de quem será o campeão. Por isso eu convido a todos que gostam de futebol amador que neste sábado compareçam ao Estádio dos Eucaliptos para assistir a este grande espetáculo”, enfatiza. A Copa Cidade é organizada pela Afasc e tem o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.