Mais um grande passo na política de inclusão social foi dado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, na manhã de quinta-feira, 20, quando a prefeita Helena Hermany anunciou a implantação de um Centro de Atendimento ao Autista, que deverá entrar em funcionamento dentro de 60 dias. O anúncio e a assinatura do decreto criando o serviço ocorreram no salão nobre do Palacinho.
De acordo com o projeto, o Centro de Atendimento ao Autista será um espaço para atendimento especializado de crianças e adolescentes, preferencialmente em idade escolar, com atividades no contra turno. A coordenação estará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que também é a responsável pela locação do prédio. As atribuições serão compartilhadas com as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Relações Instituições e Esporte.
O prédio que vai abrigar o serviço está situado na Rua Thomaz Flores, bem no Centro da cidade, portanto com acesso facilitado ao público-alvo. A equipe multidisciplinar designada para trabalhar no local ainda está em formação, mas deverá ser composta por profissionais das áreas de pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros devidamente capacitados para oferecer atendimento especializado, suporte pedagógico e acompanhamento social aos usuários.
Na fase inicial o centro estará disponível para atender exclusivamente crianças da rede municipal de ensino, mas já há tratativas com o Estado para ampliar esse atendimento também para aos alunos da rede estadual. A prefeitura pretende buscar parcerias como, por exemplo, com universidades e outras instituições de ensino para ofertar um serviço mais qualificado e com um leque mais diversificado de recursos.
Em seu pronunciamento a prefeita Helena Hermany enalteceu a união de esforço em torno do projeto. “É muito bom administrar um município onde as coisas acontecem, onde existe parceria, onde todos ajudam e se unem a favor de uma boa causa. Hoje estamos dando um primeiro passo, por enquanto o centro será municipal, mas vamos trabalhar para que se torne uma referência para todos os estudantes das escolas públicas porque não importa se estudam em escola do município ou do Estado, são todos alunos de Santa Cruz do Sul”, ressaltou.
A psicopedagoga Ellen Cristine Prestes Vivian está entre os servidores da prefeitura que farão parte da equipe multidisciplinar. Ela mesma tem Transtorno do Espectro Autista e ao usar a palavra durante a cerimônia fez um discurso que emocionou os convidados, agradecendo pela iniciativa e contando as dificuldades enfrentadas por quem vive essa condição no dia a dia. “Estou feliz em participar desse momento e ser convidada a dizer algo porque muitas vezes se fala sobre as pessoas que tem Espectro Autista, mas não se tem a voz dessas pessoas. Muitas vezes quem fala por ela são os familiares”, disse.
Também o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, afirmou que a causa do autismo tem pressa e que a implantação do serviço talvez seja um passo pequeno para o governo, mas grandioso para a sociedade. “É uma condição que não distingue classe social, religião, situação econômica, por isso temos que alcançar a todos e vamos trabalhar para isso. Vamos buscar o amparo legal para no decorrer do tempo atender mais pessoas”, disse.
A parceria da iniciativa privada nas ações em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista também foi comemorada em dois momentos durante a cerimônia. A Viação União Santa Cruz fez o pré-lançamento de uma campanha para sensibilizar a população em geral e os próprios usuários acerca da importância de se ter um transporte público mais plural, respeitoso e inclusivo. Em breve os ônibus estarão circulando pelas ruas da cidade, adesivados com mensagens que remetem à causa.
Já o segundo momento foi protagonizado pela empresa Ulfer, fabricante de purificadores de água, que repassou a quantia de R$ 5 mil para serem utilizados em inciativas que contemplem pessoas autistas. A entrega simbólica do cheque foi feita pelo proprietário da empresa e vereador Jair Eich à prefeita Helena Hermany.
Defensor da causa, o vereador Bruno Faller agradeceu o empenho do poder público para efetivação do projeto, desde a costura entre as diferentes secretarias, as conversas com as entidades para formatação do modelo, a busca do prédio e dos profissionais para trabalhar no centro. Ele mencionou ainda a luta da prefeita Helena Hermany, quando em 2021, presidente do Cisvale, anunciou a implantação do Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista. “Foi um passo fundamental”, disse ele.
Participaram da cerimônia representantes da Associação Luz Azul, Associação de Inclusão e Respeito ao Autista (Aira), Rede Gaúcha Pró-Autismo, Apae, Cisvale, Polícia Civil, Sesc, Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede), Coordenadoria Municipal da Diversidade, Polícia Civil, Viação União Santa Cruz e Ulfer.