A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob) realizou, nas noites de 14 e 15 de abril, a operação Diversão Saudável. A iniciativa percorreu estabelecimentos abertos ao público para verificar suas condições de funcionamento.
O foco principal da ação é garantir a segurança de seus frequentadores e coibir atos de perturbação do sossego público, além de orientar os empresários sobre o tema e outras questões necessárias para o funcionamento dos estabelecimentos dentro da legalidade.
A operação contou com a participação da Guarda Municipal, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militares, Conselho Tutelar e das secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária), de Planejamento e Governança e Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Ao todo, sete locais foram vistoriados: três estabelecimentos na área central, três em bairros e um evento no Distrito Industrial. Na operação, foram verificadas as licenças de funcionamento, ocupação indevida de espaço público e a ocorrência de infrações diversas, como som alto, música ao vivo em ambiente externo e venda de bebidas a menores.
O titular da Sesmob, Valmir José dos Reis, destaca que a operação busca promover equilíbrio para que a diversão e o sossego alheios possam conviver simultaneamente. Conforme o secretário, a operação está alinhada com as diretrizes do governo da prefeita Helena Hermany, harmonizando a tranquilidade pública e o lazer. “O município quer o desenvolvimento saudável, sem tolher a sociedade de se expressar. Queremos uma cidade alegre e turística, com paz social aliada ao desenvolvimento econômico”, declarou.
Reis agradeceu a participação e o apoio da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros à ação. “Houve um equilíbrio no protagonismo de todos os órgãos, o que contribuiu para o sucesso da atividade”, afirmou.
Resultados da Operação Diversão Saudável
A Guarda Municipal efetuou 11 abordagens pessoais e seis fiscalizações de documentação veicular; a Secretaria de Fazenda notificou quatro estabelecimentos; a Vigilância Sanitária emitiu três notificações por irregularidades nos alvarás de funcionamento; a Secretaria de Planejamento e Governança notificou cinco estabelecimentos; foi realizada a medição de poluição sonora em cinco estabelecimentos e um evento ao ar livre, cujos resultados serão conhecidos após análise pela Secretaria de Meio Ambiente; a Brigada Militar abordou 100 pessoas, fiscalizou 10 automóveis e 20 motos, com 24 autuações de trânsito; e os Bombeiros realizaram um relatório de fiscalização, uma notificação de infração e um auto de interdição.