A recuperação do passeio central da Avenida do Imigrante começa a mostrar resultados. Quem passa pela via já percebe a primeira parte da calçada finalizada e pronta para uso. As lajes de concreto começaram a ser substituídas no dia 1º de março, no sentido da rua Oscar Jost para a Galvão Costa. Do trajeto de 574 metros, cerca de 280 metros já foram concluídos – quase 50% da obra.
Atualmente, a equipe da Ditrevi Engenharia já atua próximo a Padaria Miller, em direção à Galvão Costa. Além da preparação para a retirada das lajes antigas, a empresa também está procedendo o cercamento da área de trabalho com a instalação dos tapumes.
O projeto deve usar, ao todo, 286 lajes de concreto. Foram produzidos dois modelos de placas: um com 2,60 metros de largura x 2 metros de comprimento, e outro de 2,60 metros x 1 metro. As peças menores são uma solicitação da Prefeitura Municipal e serão instaladas a cada 100 metros, identificando as áreas de inspeção no canal da avenida. Todas as placas possuem 15 cm de espessura e, posteriormente à instalação, receberão uma camada de concreto de 6 cm. As placas foram dimensionadas pelo engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi), Everton Henrique Ferreira, de acordo com as normas técnicas vigentes, para melhorar a qualidade e durabilidade das estruturas.
O titular da Seoi, Edmar Hermany, enfatizou que o trabalho vem sendo realizado de forma exemplar dentro do cronograma previsto. Ele salienta que, após a conclusão da calçada, a via também receberá melhorias em iluminação pública, bancos novos, ajardinamento e paisagismo. “Vai ficar muito bonito. Tudo está sendo providenciado para que a via fique ao gosto da comunidade”, afirmou.
Avenida do Imigrante: parte do passeio já está liberado para pedestres
Projeto deve usar, ao todo, 286 lajes de concreto