Início Religião Repensando atitudes

Repensando atitudes

P. Rosemar Ahlert

A propósito da Semana Nacional do Meio Ambiente (3 a 7 de junho) lembro que como cristãos  cremos que Deus criou “tudo muito bom” (Gn 1.31). Temos, portanto, responsabilidade com a preservação de toda criação.  Nesta semana também é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5.06) e o tema “Pensar, Comer, Conservar, Diga não ao Desperdício” visa diminuir o desperdício de alimentos próprios para consumo. Anualmente 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora, enquanto que muitos seres humanos continuam passando fome. De outra parte, na medida em que o alimento é desperdiçado, maior é o avanço sobre a natureza para produzi-lo.
O que isto tem a ver conosco? Infelizmente há um mal entendido de que as riquezas naturais estão aí para satisfazer o ser humano, sendo ele o centro de tudo. Por isso, vai dilapidando tudo sem a preocupação com a sobrevivência das próximas gerações.  Somos apenas uma parte do todo e não sobreviveremos se não respeitarmos o todo.
É lamentável que as pessoas produzam alimentos contaminados pra vender aos filhos dos outros, mas não consomem em casa. É triste saber que há pessoas que colocam ureia no leite para ganhar uns trocados. E duro saber que a carne do churrasco já vem contaminada porque já se põe ureia na ração que engorda o boi. E doloroso saber que produtos vencidos voltam aos supermercados com nova data de validade. É frustrante que não aprendamos a reciclar o lixo e que ainda haja pessoas que não consigam ver uma árvore em pé e um animalzinho solto na natureza e logo vão ao seu encalço.
Estamos matando a “galinha dos ovos de ouro”. Transformando vastas regiões em desertos, acabando com as nascentes e contaminando os mananciais. Nesta lógica pouco inteligente o que será de nosso planeta no futuro? O que deixaremos aos nossos filhos e netos?  Para que não apenas lixo acumulado e uma terra deserta, necessitamos de muitas pequenas ações de cuidado e respeito. Somos convidados a agir em nossas comunidades, escolas, igrejas e condomínios para economizar alimentos, água e outros recursos. Em alemão se diz: “Spare in der Zeit, so hast Du in der Not” (“Poupa em tempo e terás na necessidade”). Se não pela fé cristã, por uma questão de dignidade e humanidade.

Avisos:

Cultos domingo:    – 9h- Martim Luther, SC.
– 9.30 h – Centro.
– 10 h- Ap. Paulo SC/Ação de Graças/Jubileu de Esperança e Almoço
Quarta Feira:
– 19.30 h- Ir. Emílio, SC.