José Carlos Ferreira – [email protected]
Tri-hexacampeão gaúcho! O Grêmio acumulou a sexta conquista consecutiva do campeonato estadual pela terceira vez na história ao vencer o Caxias por 1 a 0 na tarde deste sábado, 8, na Arena, em Porto Alegre. As equipes haviam empatado em 1 a 1 no primeiro duelo das finais, uma semana antes, na Serra.
O Caxias se aventurou ao ataque e praticamente ocupou o campo de defesa do Grêmio nos primeiros 5 minutos. Os donos da casa assumiram o protagonismo ofensivo a partir dali e construíram pelo menos seis boas chances de gol, inclusive com uma bola no poste. Os visitantes também chegaram perto da meta, mas sem muito perigo. A etapa inicial foi embora sem mexida no placar.
O segundo período começou com pressão eletrizante do Tricolor, porém o melhor das jogadas insistia em não comparecer. Até que, aos 16 minutos, o VAR chamou o árbitro Leandro Vuaden para uma revisão de lance na área grená e ele assinalou pênalti de Marcelo em Suárez. O uruguaio cobrou e fez 1 a 0 aos 20.
A equipe gremista continuou a pressionar no ataque, mas o Caxias estava em campo ainda e ameaçou o empate aos 27. Após cobrança de falta e rebatida do goleiro Adriel na desviada de aeronaves, Marlon mandou a finalização para longe da meta.
O confronto prosseguiu em ritmo mais moderado pelas alterações e nos acréscimos, aos 53 minutos, Lucas Silva anotou o segundo gol gremista, porém Vuaden anulou, com ajuda do VAR, por falta na origem da jogada. Depois da cobrança, sem sucesso para o Caxias, houve uma confusão na área tricolor, o árbitro expulsou alguns jogadores e encerrou o Gauchão: Grêmio campeão pela 42ª vez na história.