A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lamenta profundamente mais uma tragédia envolvendo crianças no País, solidarizando-se com as famílias das vítimas em Blumenau.
Nesse momento de profunda tristeza, comoção e também de questionamentos, o Município reforça que as secretarias de Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana trabalham em conjunto para que as escolas de educação infantil e de ensino fundamental estejam protegidas contra crimes como este.
Em todos os 47 prédios que compõem as Emeis e as Emefs, uma das ações implantadas é a instalação de câmeras de videomonitoramento 24 horas com reconhecimento facial. Os equipamentos estão interligados com o Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC), que possui um banco de dados com o público escolar.
Outro trabalho preventivo e ostensivo realizado é a Ronda Escolar. Composta por integrantes da Guarda Municipal, trata-se de veículos que circulam pelas instituições de ensino durante o período de aula, e que são acionados também quando as câmeras de videomonitoramento identificam alguma anormalidade.
Uma das medidas adotadas pela Secretaria de Educação ainda é a regulamentação de que os portões das instituições mantenham-se fechados durante o período de aula, para que só pessoas autorizadas possam acessar os educandários.
Além de reforçar a aplicação da lei em parceria com as forças de segurança, a Prefeitura também atua fortemente na prevenção contra a violência, com o programa Pacto Santa Cruz pela Paz. São ações que envolvem diversos setores da sociedade, focadas na proteção da infância, o atendimento a adolescentes e jovens em situação de risco e o fortalecimento de vínculos entre alunos e suas famílias com a comunidade. As atividades desenvolvem temas como inteligência emocional, valores, combate ao bullying, primeiros socorros, entre outros de extrema importância.
Os projetos acima elencados serão reforçados ainda mais, redobrando a atenção na prevenção para a proteção das nossas crianças, maior patrimônio do Município.
Helena Hermany
Prefeita Municipal