José Carlos Ferreira – [email protected]
Luísa Ziemann – [email protected]
Um dos mais tradicionais representantes do esporte do Rio Grande do Sul vai completar 110 anos de vida neste domingo, 26. É o Futebol Clube Santa Cruz, que celebra este momento na noite desta sexta-feira, 24, em jantar baile no pavilhão Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, com presença de sócios, autoridades e convidados. Em campo, o time alvinegro tem compromisso na tarde de sábado, 25, em preparação à Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho.
O Foot-Ball-Club Santa Cruz surgiu no dia 26 de março de 1913 a partir de uma reunião liderada pelo professor André Klarmann. Pouco tempo antes, o catedrático chegara a Santa Cruz do Sul para trabalhar no Colégio Mauá. Morador do Hotel Schmidt (na época uma pensão), onde hoje está o Hotel Schultz, fundou o clube nesse mesmo local junto com outros hóspedes. As cores preta e branca foram adotadas logo a fundação. O escudo tinha as iniciais F.B.C.S.C em letras brancas sobre fundo preto.
Klarmann carregava experiências com o futebol adquiridas em Uruguaiana e Lajeado, principalmente no Lajeadense, fundado em 1911. Em Santa Cruz, pretendeu oportunizar aos jovens atividades que reunissem esporte, saúde e confraternização, o que gerou a ideia de criação de um clube de futebol. Ele próprio integrou os primeiros times do FBC Santa Cruz, cuja primeira formação oficial, em 1914, tinha: Oscar Becker, Reinaldo Binz, Willy Scherer, André Klarmann, Gustavo Dreher, Fritz Niedersberg, Osvaldo Schütz, Edmundo Becker, Sadi Schmidt, Arnaldo Lindenmeyer e Álvaro Lemos.
As primeiras partidas da equipe alvinegra foram registradas em um campo na várzea, onde hoje se localiza o Parque da Oktoberfest. Pouco tempo depois, Ernesto Iserhard cedeu um terreno de sua família ao Santa Cruz, que limpou a área e introduziu mesas e cadeiras para que o público se acomodasse a fim de acompanhar os jogos. Dez anos após a fundação do clube, foi inaugurado o Estádio dos Plátanos no mesmo local, que mais tarde foi adquirido pela agremiação esportiva.
Depois de quatro décadas, o Santa Cruz migrou do esporte amador para a profissionalização. Na segunda metade dos anos 1950, o clube passou a figurar com frequência na primeira divisão do Rio Grande do Sul. Em 1959, alcançou o terceiro lugar do Campeonato Gaúcho, até hoje a sua melhor posição na principal competição do futebol estadual. Foi naquela época, a partir da ligação com a Federação Gaúcha, que o apelido de Galo passou a ser mais conhecido.
Os 110 anos de existência do Futebol Clube Santa Cruz vão ser comemorados em jantar baile na Comunidade Católica de Linha Santa Cruz nesta sexta-feira. A festa está marcada para iniciar às 20 horas e vai contar com diversas homenagens e animação da Banda Magia e do Grupo Shake. A reserva de mesas e a compra de ingressos (cada unidade a R$ 100,00) devem ser feitas na secretaria dos Plátanos. A renda será revertida para a reconstrução da cobertura do pavilhão social do estádio, avariado em recente temporal.
Foco em voltar à primeira divisão do estadual
O presidente do Santa Cruz, Miguel Schuck, exalta que o clube está bem estruturado em todos os aspectos e se anima ainda mais com este momento comemorativo. “Que este aniversário de 110 anos seja mais um marco em nossa história, reafirmando a grandiosidade do Futebol Clube Santa Cruz e consolidando o seu lugar entre os grandes do futebol gaúcho e brasileiro”, enfatiza. “É mais de um século de tradição e muitas conquistas que nos enchem de orgulho.”
Prestes a dar o pontapé inicial para a temporada de 2023, o presidente do Galo reafirma seu compromisso em dar seguimento ao trabalho que vem sendo feito no clube. “Neste momento tão importante, reforço meu compromisso em levar o Santa Cruz a novas conquistas e glórias, sempre respeitando nossos valores e a paixão que move nossa torcida”, salienta. “Deixo aqui também o meu agradecimento especial a todos os conselheiros, patrocinadores, sócios, diretores e torcedores que contribuem diariamente para o crescimento do nosso Galo.”
Na última temporada, o Alvinegro foi eliminado da sequência da Série A2 do Campeonato Gaúcho nas quartas de final pelo Esportivo, de Bento Gonçalves. Para este ano o objetivo está muito bem traçado. “Queremos levar o Santa Cruz de volta à primeira divisão”, frisa o presidente do clube. Em 2023, o Galo completa dez anos da sua última participação no primeiro nível do futebol estadual.
Torcedor do Santa Cruz desde a adolescência, o fanático Irineu Roesch, de 77 anos, está confiante para que o time do coração retorne ao primeiro nível. “Cada ano que se inicia, presidente, diretoria, comissão técnica e jogadores trabalham com foco em um objetivo. Este ano não seria diferente. A pretensão é classificar para a primeira divisão, sempre com muito otimismo e confiança, apesar de todas as dificuldades existentes”, observa Irineu, que já atuou em vários cargos dentro do clube, inclusive como presidente.
Atualmente ele é assessor da presidência e auxilia nas decisões quando consultado, e conta que seu caso de amor com o clube alvinegro é uma história antiga. “Frequento o estádio desde a adolescência, quando comecei a simpatizar com o Galo. Logo me tornei um torcedor assíduo e, em 1980, ingressei na diretoria, onde estou até hoje.” O empresário contabiliza 25 anos de mandatos. “É uma boa parte da minha vida dedicada ao Galo”, salienta.
Em todos esses anos envolvido com a instituição, Irineu coleciona amizades e leva consigo muitas histórias para contar. “A gente acaba conhecendo muita gente. Muita gente boa, muito jogador bom. Tivemos muita alegria com a bola”, lembra o torcedor. “Agora, com a chegada aos 110 anos, esperamos retornar à primeira divisão, onde é o nosso lugar”, acentua Irineu. Entre as recordações que carrega na memória está o ano de 1988. “Foi um ano muito marcante. Completamos 75 anos e, bem no dia do aniversário do clube, ganhamos do Grêmio com um gol do Gilmar (nos Plátanos). Foi uma festa muito bonita durante o dia inteiro. Algo inesquecível, como tantas outras datas”, lembra, orgulhoso.
Galo faz primeiro teste neste sábado
O Santa Cruz fecha a segunda semana de treinamentos em preparação para o Campeonato Gaúcho Série A2 – Divisão de Acesso com o primeiro teste da pré-temporada. A equipe do técnico Daniel Franco enfrenta o time do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (Siapergs) a partir das 15h30 deste sábado, 25, no Estádio dos Plátanos. O ingresso para a torcida será gratuito.
O Galo terá mais dois compromissos na pré-temporada, ambos frente ao Monsoon, sendo um em Porto Alegre e outro em Santa Cruz do Sul. O Gaúcho A2 começará em abril e a estreia alvinegra será no dia 16 ou 17 diante do Pelotas nos Plátanos. O Grupo B da primeira fase contará também com Grêmio Bagé, Guarani de Venâncio Aires, Guarany de Bagé, Internacional de Santa Maria, Lajeadense e São Gabriel.