Início Cultura Quem olha, vê | Arte urbana na rua principal de Santa Cruz

Quem olha, vê | Arte urbana na rua principal de Santa Cruz

Marechal Floriano é motivo de orgulho para a pedagoga e artesã Luciana Souza

Arte é realizada com recursos próprios para apreciar e sentir aquilo que nos cerca
Fotos: Dani Moura

Débora Dumke – [email protected]

Andar, observar, parar e sentir são os convites que a cidade nos faz, ao andarmos pelas ruas, observarmos suas nuances, suas diferenças, suas intervenções, parar para refletir, parar para apreciar e sentir, sentir aquilo que nos cerca.

E esse também é o convite da instalação de arte de Luciana Souza, realizada na sexta-feira dia 10. Apreciar, algo tão difícil nessa vida de corre que levamos hoje em dia. Esse convite vem através de uma instalação feita na Rua Marechal Floriano, próximo ao pergolado, com recursos próprios para chamar atenção ao belo que temos a nossa volta, ao diferente, as belezas e ao tempo, pois a instalação ficará ao ar livre e terá interferência da ação do tempo. É um convite também ao toque, pode tocar, sentir, abraçar e fotografar.

Durante a pandemia muitas pessoas aprenderam algum tipo de artesanato ou para passar o tempo ou para se livrarem de depressão, ansiedade e pânico. O crochê, como outras artes manuais, salvou vidas e o mais bonito disso tudo é que é um fazer manual e um fazer ancestral. “Hoje temos aulas virtuais, de pintura, crochê, tricô e por ai vai, mas antigamente aprendíamos essas “manualidades” de geração em geração, eu mesma aprendi com minha avó materna, Benevenuta Augusta de Souza que já não está mais entre nós”, lembrou emocionada, a pedagoga e artesã Luciana.

Luciana Souza: “Antigamente aprendíamos essas “manualidades” de geração em geração, eu mesma aprendi com minha avó materna”

Nesse momento, onde o digital é tão valorizado, é tempo de voltar para o feito à mão. “Percebemos o quanto as pessoas vêm usando e valorizando peças artesanais, tanto no vestuário, quanto na decoração. E o artesanato, esse feito a mão nos faz refletir sobre o tempo, esse tempo que é tão precioso, respeita o tempo de produção do humano”, destacou Luciana.

Artesanato, artesanias e manualidades para valorizar cada dia mais o que a gente faz com a mão humana, que carrega nossos ancestrais, carrega nossa história, que é também carinho, sentimento e muito respeito.

Fica esse convite para acalmar-se, olhar para realmente ver e sentir. E essa é só a primeira de muitas intervenções artísticas que Santa Cruz irá receber ao longo do ano. Aguardem! Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho de Luciana Souza pode entrar em contato pelo telefone (51) 9 9533-8487 e acessar a rede social @luarteecroche.