Início Geral Instituto de idiomas Schütz e Kanomata: educação internacional bilingue há mais de...

Instituto de idiomas Schütz e Kanomata: educação internacional bilingue há mais de 30 anos

Em 1988, depois de concluir um mestrado em linguística nos EUA, Ricardo Edmundo Schütz, junto com sua esposa, psicóloga Takako Kanomata Schütz, fundaram o Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata, que destaca-se há mais de 30 anos pela seriedade e competência no ensino da língua inglesa e educação internacional

Patrimônino de 100 anos: uma referência em Santa Cruz
FOTOS: DIVULGAÇÃO/RJ

História:
Em 1988, depois de concluir um mestrado em linguística nos EUA, Ricardo Edmundo Schütz, junto com sua esposa, psicóloga Takako Kanomata Schütz, fundaram o Instituto de Idiomas Schütz & Kanomata, que destaca-se há mais de 30 anos pela seriedade e competência no ensino da língua inglesa e educação internacional.

A escola já proporcionou o aprendizado de culturas e de idiomas para mais de 10 mil estudantes.
O Instituto Schütz & Kanomata é Centro de Convívio Intercultural (CCI), Centro de Convívio Multicultural (CCM) ou Centro de Convivência Multicultural (Language Living-Learning Center) um conceito novo dentro da educação bilíngue. É inspirado nos inúmeros living-learning centers de muitas universidades da América do Norte e Europa, bem como escolas de educação infantil bilíngue de países europeus.

Aprendizado é resultado de um processo dinâmico e intuitivo, fruto do relacionamento entre quem transmite e quem assimila

O Instituto S&K tem como missão a difusão de línguas e culturas estrangeiras no Brasil, bem como o desenvolvimento e a implementação de metodologias linguísticas. O Instituto possui uma vasta produção intelectual sobre o assunto, a qual é reconhecida mundialmente.

Metodologia:
O Instituto Schütz & Kanomata é a única escola na região inspirada fortemente na abordagem comunicativa, com enfase no Natural Approach, metodologia que encontra fundamentos no trabalho de Stephen Krashen onde o aprendizado ocorre de maneira natural, fruto de situações reais de interação. Cada aluno se desenvolve de acordo com seu próprio ritmo, em um processo de habilidade adquirido pelo exemplo e pela prática.

A comunicação entre os alunos e os professores é ativa, criativa, e diferente do método formal e serializado. É um processo no qual o aluno também é protagonista, não meramente um espectador. O aprendizado é resultado de um processo dinâmico e intuitivo, fruto do relacionamento entre quem transmite e quem assimila.

Um evento marcante de integração é a comemoração do Halloween

O Instituto Schütz e Kanomata é o único a oferecer um ambiente autêntico de língua e cultura estrangeira, contando com a constante presença de falantes altamente qualificados e nativos da língua inglesa e japonesa.

Visamos garantir as crianças da região o acesso ao processo de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos de diferentes linguagens e culturas. A maior meta a ser alcançada é a oferta da educação infantil com qualidade social e avaliação de seus efeitos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças. Os alunos do Instituto participam de um ambiente sustentável, limpo e saudável, onde desenvolvem sensibilidade e criatividade e se tornam crianças bilíngues de forma autêntica e divertida.

Expansão e futuro:
A partir de fevereiro de 2024 o Instituto Schütz e Kanomata irá iniciar uma nova fase onde iremos atender a educação infantil obrigatória (crianças de 4 a 5 anos de idade e de 5 a 6 anos de idade). Com o credeciamento junto ao MEC e órgãos de educação municipal responsáveis, tendo como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular-Brasil) agregando com o currículo Canadense e Norte Americano, enriquecendo o ensino fundamental de uma forma multicultural e internacional.

As aulas serão ministradas por professores brasileiros acompanhados de professores estrangeiros falantes nativos da língua inglesa, certificados e com experiência em ESL (English as second language) recebendo todo o suporte pedagógico necessário. A escola irá oferecer o ensino da língua inglesa em paralelo com a língua portuguesa e sua cultura.

Projeto de expansão com o novo prédio proporcionará ainda mais qualidade de aprendizado aos alunos

Para atender melhor a educação infantil obrigatória, o Instituto Schütz e Kanomata contará com um novo prédio de mais de 1000 m2,distribuídos em 3 andares, com sala de multimídia, área recreativa, salas amplas e dinâmicas, acessibilidade em todos os espaços. Uma construção pensando na sustentabilidade e reaproveitamento de recursos naturais, tudo isso em meio a uma vasta área verde com aproxidamente 8 mil m2, patrimônio histórico de Santa Cruz.

“ Na infância construímos os alicerces do nosso ser, de forma inconsciente, através do convívio e das experiências do dia a dia. O contato e a construção de vínculos com pessoas estrangeiras na infância eliminam o conceito de estrangeirismo de forma natural. A convivência multicultural na infância proporciona a construção de uma identidade própria, enriquecida por comportamentos e valores sociais diferentes, que eliminam fronteiras.”
(Takako Kanomata – Psicóloga e Sócia-diretora)

Gratidão! Thank you Teacher!

Relato da professora Joice Aline Goettert sobre o professor, fundador e idealizador da educação internacional bilingue no Instituto Schütz e Kanomata: Ricardo Edmundo Schütz.


“Eu conheci o Professor Ricardo etambém o Insituto Schütz & Kanomata em 2017. Na época, eu estava fazendo um curso de bacharel sobre Educação Bilíngue com a Professora Selma Moura e ela nos disponibilizou alguns textos do Professor Ricardo Schütz para leitura e discussão. A professora era de São Paulo e os textos eram do Professor Ricardo, ou seja, vindos da minha cidade natal, Santa Cruz do Sul. Muita coincidência! Resumindo: o Johan passou a frequentar o Schütz & Kanomata, o que, com certeza, fez toda a diferença para o sucesso da minha empreitada de
criar um filho bilíngue, mesmo tendo pais brasileiros e morando no Brasil.”

O Professor Ricardo Edmundo
Schütz partiu no dia 14 de
agosto de 2021, após uma
luta contra o câncer, aos
72 anos de idade. Os seus
trabalhos em conceito de
educação bilíngue e linguística
estão sendo publicados e
compartilhados com mais de
dois mil textos acadêmicos
nos EUA e no mundo inteiro.