Ninguém gosta de esperar. O nível de irritação se eleva enquanto esperamos em filas de caixas, revistas de segurança em aeroportos ou encaramos o relógio enquanto pessoas entram e saem de consultórios médicos ou dentários. Este é um território onde o tempo parece parar. Ficamos frustrados quando nos achamos sentados nos maiores estacionamentos do mundo – as ruas e avenidas de nossas cidades!
A cultura atual demanda gratificação imediata: “Eu quero agora!” A tecnologia nos estimula a ir cada vez mais rápido: e-mail, telefonia móvel, mensagens de texto, informação instantânea pela internet. A TV nos proporciona, via satélite, observar conflitos e desastres globais em primeira mão. Os mais pressionados pelo tempo são aqueles que não se sentem satisfeitos, a menos que estejam fazendo alguma coisa. Não apenas ser, mas sobretudo fazer! Isto descreve com exatidão a condição de muitas pessoas.
O grande desafio diante da sobrecarga e correria do nosso tempo está num segredo de Deus. A Bíblia Diz: “Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência;não se aborreça com o sucesso dos outros,nem com aqueles que executam atos com astúcia.” Precisamos aprender a descansar e esperar e Deus.
Descansar diz respeito a fatos; esperar tem a ver com promessas. Descansar é o princípio fundamental da salvação de Deus por meio de Jesus Cristo. Eu descanso na obra consumada na Cruz – a morte expiatória de Jesus por meus pecados. “Está consumado”, Jesus disse. Eu não posso acrescentar nada a isso. Por isso é tão difícil compreender e aceitar o Evangelho. É mais fácil agir do que descansar. Não tem nada a ver com minhas obras, mas tudo a ver com Seu sangue derramado por mim e por você!
Esperar é tão difícil se não mais. Esperar pacientemente é extremamente difícil, especialmente quando queremos algo. Devemos esperar pelo cumprimento das promessas de Deus. Ele não faz nada nem cedo, nem tarde, responde no tempo devido.Ele tem um plano e um propósito para cada etapa da nossa jornada de vida. Porém, precisamos esperar para que Ele cumpra o prometido no Salmo 37:4: “Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá aos desejos do seu coração.” Como alguém disse, “Grandes esperanças jamais são despertadas no coração humano para desapontá-lo”.
“Descanse no Senhor e aguarde por Ele com paciência…” (Salmos 37:7).