Início Geral Proteção | Metade da população ainda não completou o esquema vacinal contra...

Proteção | Metade da população ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19

Diversas unidades de saúde seguem aplicando o imunizante

Passada a fase crítica da pandemia, com queda no número de contaminações, mortes e agravamento dos casos, somados à flexibilização das regras e dos protocolos de prevenção à covid-19, a população relaxou e metade ainda não completou o esquema vacinal estabelecido pelo Ministério da Saúde. Depois da busca desenfreada pelas primeiras doses, das longas filas em frente aos postos de saúde, o cenário agora é de tranquilidade e quem ainda têm doses a receber pode aproveitar o momento.

De acordo com o coordenador do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Roger Rodrigues Peres, com base em uma população estimada em 131.365 habitantes, calcula-se que 90,19% das pessoas com idade acima de seis meses receberam a primeira dose da vacina, enquanto 87,14% receberam também a segunda. Já o reforço não teve a mesma adesão e somente 51,29% dos habitantes completaram o esquema. “Os números não são exatos, são estimativas porque dentro desses quantitativos temos pessoas de outros municípios que se vacinaram em Santa Cruz e vice-versa”, explicou.

A preocupação com a proteção dos mais idosos e também o momento agudo da pandemia, com alto número de óbitos e internações nos hospitais, fez com que esse grupo alcançasse o maior índice de imunizados, enquanto as crianças foram as que menos receberam a vacina até agora. 83,63% das pessoas com 60 anos ou mais estão com a dose de reforço em dia.

Na avaliação do coordenador, devido à mudança no cenário, que hoje é bem mais tranquilo, muitas pessoas acreditam que não precisam mais da vacina porque já estão protegidas. “Isso é um erro. Somente com o esquema vacinal completo essa situação pode permanecer estável e a doença ficar controlada”, alertou. Ele ressalta ainda que também devido à mudança nos esquemas vacinais de cada grupo no decorrer da pandemia, da chegada de novos produtos, muita gente pode nem mesmo saber que ainda precisa aplicar mais doses. “Quem tem dúvidas deve procurar uma unidade de saúde para se certificar se recebeu todas as doses”, orientou.

Um exemplo das mudanças no esquema vacinal é com relação ao imunizante da Jansen, cuja dose, no início da campanha, equivalia a duas das outras marcas. “Isso mudou, hoje a pessoa tem que ter o mesmo número de doses daquelas que iniciaram o esquema vacinal com outros produtos”, afirmou.

A média de aplicação de vacinas nas unidades de saúde do município atualmente gira em torno de 40 por dia, o que é considerado pouco. Devido à baixa procura, no caso das crianças, especialmente, é feito agendamento por telefone junto aos postos de saúde para que não sejam abertos fracos e doses sejam perdidas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, Santa Cruz do Sul segue empenhada na busca por mais altos índices de imunização. “A vacina é de extrema importância porque é o que nos possibilita hoje estar novamente convivendo em sociedade de forma tranquila. E para mantermos esse equilíbrio é preciso que a população esteja com o esquema vacinal completo”, ressaltou.

Diversas unidades de saúde seguem aplicando a vacina contra a covid-19. Confira os locais e horários em https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/vacinacao.

Veja abaixo os diferentes tipos de esquema vacinal:

6 meses – 4 anos 11 meses e 29 dias: D1 + D2 + D3 (se utilizou a Pfizer Baby)
3 anos – 4 anos 11 meses e 29 dias: D1 + D2 + Ref (se utilizou a Coronavac)
5 anos – 11 anos 11meses e 29 dias: D1 + D2 + Ref
12 anos – 17 anos 11 meses 29 dias: D1 + D2 + Ref
18 anos – 39 anos 11 meses 29 dias: D1 (DU se usou Janssen) + D2 (Ref se usou Janssen) + DA (se imunodeprimido) + Ref (R2 se usou Janssen) + R2 (se imunodeprimido ou tiver comorbidade conforme MS) (R3 se usou Janssen)
40 anos ou mais: D1 (DU se usou Janssen) + D2 (Ref se usou Janssen) + DA (se imunodeprimido) + Ref (Ref se usou Janssen) + R2 (R3 se usou Janssen)
Trabalhador da saúde: D1 (DU se usou Janssen) + D2 (Ref se usou Janssen) + Ref (Ref se usou Janssen) + R2 (R3 se usou Janssen)

Legenda:

D1 = Primeira Dose
D2 = Segunda Dose
DU = Dose Única
DA = Dose Adicional
Ref = Reforço
R2 = Segundo Reforço
R3 = Terceiro Reforço