Mesmo com uma grande atuação no último quarto, o União Corinthians não conseguiu vencer uma das melhores equipes do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/23 e acabou superado pelo forte Minas na tarde deste domingo, 12, no Ginásio Poliesportivo Arnão. Com final eletrizante, o duelo fechou em 78 a 82 a favor dos visitantes (parciais de 17 a 25, 19 a 22, 18 a 16 e 24 a 19). A equipe santa-cruzense volta à quadra na quinta-feira, 16, quando recebe o São José no Ginásio Poliesportivo Arnão, de olho em uma das vagas aos playoffs do NBB.
O técnico Athos Calderaro escalou Augusto, Simms, Vithinho, Aguerre e Teichmann para iniciar a partida. Aguerre com 20 pontos e sete rebotes foi o destaque. Outro jogador com boa atuação foi o ala Simms, que anotou 17 pontos e cinco rebotes. Do lado do Minas, Paranhos com 19 pontos e 11 rebotes acabou sendo o grande nome.
O jogo começou equilibrado, com os ataques levando vantagem em relação às defesas. Se o União Corinthians acertava de um lado, o Minas repetia o aproveitamento e também convertia os seus arremessos. Porém, a partir dos cinco minutos de jogo, o adversário cresceu, passando a ter vantagem nos rebotes. Com dificuldade para trabalhar a bola no ataque, o UniCo viu o Minas fechar os espaços na defesa e terminar o quarto na frente: 17 a 25.
No segundo quarto o União Corinthians seguiu com dificuldades para infiltrar na qualificada defesa do Minas. Mas aí a bola de três começou a cair. Pelas mãos de Simms e Augusto, a equipe santa-cruzense conseguia se manter no jogo. Mas do outro lado as grandes atuações individuais do armador Alexey e o ala Vezaro não permitiram que a equipe santa-cruzense se aproximasse no placar: 36 a 47.
Com uma transição rápida e se aproveitando das falhas de marcação do União Corinthians, o Minas mostrou porque é um dos times com maior número de pontos no NBB e iniciou o terceiro quarto ampliando a vantagem, chegando a ter 16 pontos a frente. Empurrado pela torcida e mais vibrante em quadra, o UniCo acertou a defesa e cresceu nos minutos finais: 54 a 63.
E o último quarto começou com o União Corinthians empolgando o torcedor. Com o armador Augusto chamando a responsabilidade, a equipe teve grande melhora no ataque e fez a diferença cair para dois pontos. Com isso, o Arnão explodiu faltando oito minutos para o fim. Daí até o final a partida foi eletrizante, decidida nos segundos finais. Uma cesta de lance livre de Wesley a 13 segundos do fim acabou fazendo a diferença: 78 a 82.