Reunião, na manhã desta quarta-feira, 8, entre representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Ditrevi Engenharia Ltda., analisou o andamento da obra no passeio central da Avenida do Imigrante.
Neste momento, a construtora trabalha em uma etapa que passa despercebida aos olhos da população: a produção das lajes de concreto pré-moldadas. As peças estão sendo fabricadas pela própria Ditrevi e cerca de 30% do material já está pronto, em um processo que leva 28 dias, da produção à cura do concreto.
Conforme o engenheiro civil Felipe Trevisan, representante da Ditrevi, com 70% das lajes concluídas já é possível dar início à obra. Antecedendo essa fase, haverá a organização do canteiro de obras. “Nosso objetivo é fazer uma intervenção rápida, de qualidade e que cause o menor impacto possível”, afirmou Trevisan.
Uma obra de tal porte causará interferências no trânsito durante sua execução. Por isso, a Prefeitura e a construtora já analisam possibilidades para o tráfego de veículos no local. Durante a remoção das lajes antigas, também será possível realizar uma nova inspeção das galerias, com a análise do impacto das raízes das árvores às paredes do canal.
Neste momento, será avaliada a necessidade de remoção e supressão de plantas, além da possibilidade de plantio de novas espécies compatíveis com a estrutura do passeio central. Conforme o secretário de Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Antônio Cechinatto, o objetivo é preservar as particularidades do local. “Buscaremos atender a determinação da prefeita Helena Hermany, tornando o local mais atrativo e seguro, com o menor impacto ambiental”, salientou.
Ainda de acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, projeto paisagístico será desenvolvido pela Central de Projetos da Prefeitura, buscando potencializar as características funcionais da via e promover melhor integração entre a estrutura e a vegetação do entorno. “Estamos comprometidos em fazer com que a Imigrante volte a ser usada pela população integralmente o mais rápido possível”, afirmou.