Enquanto aguardam a terceira edição do Bailinho da Borges, os santa-cruzenses poderão conhecer um pouco mais sobre a tradição carnavalesca no município. Como parte da programação que antecede a festa, na quinta-feira, dia 9, será apresentada a palestra intitulada “Carnaval em Santa Cruz: alegrias e desafios em mais de um século desta festa popular”, ministrada pela professora doutora Marta Nunes. O evento está previsto para acontecer a partir das 18h, na Casa das Artes Regina Simonis, e é aberto à comunidade, com entrada gratuita.
Apesar de possuir mais de um século de história, com registros de festejos carnavalescos na cidade e no campo anteriores ao início do século 20, boa parte dos moradores de Santa Cruz do Sul sabem pouco ou nada sobre a trajetória local relacionada ao Carnaval. A palestra pretende abordar aspectos marcantes da festa popular no município e arredores, possibilitando que a comunidade conheça as raízes dessa tradição, que sobrevive até hoje por meio de entidades, como a Sociedade Cultural e Beneficente União (SCBU).
Marta Nunes é professora universitária adjunta nas áreas de Ciências na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-doutoramento pela Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos. Atua junto à comunidade negra e nas questões étnico-raciais e de gênero, desenvolvendo palestras, seminários e pesquisas. Também é ativista do movimento negro e feminista, realizando produções culturais vinculadas à cultura negra e popular, além de ser presidente da Sociedade Cultural e Beneficente União e membra do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva do Rio Grande do Sul e do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul.
Lembrando que o Bailinho da Borges está sendo produzido em conjunto pela Tombini Produções e Skené Projetos Culturais, com recursos captados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio do SESC local e do Município de Santa Cruz do Sul. A Mor é a patrocinadora master do evento, que conta, ainda, com patrocínio da Arya Training, Cassol Centerlar, Água Mineral Cristal da Terra, Pousada Vô Santino e Unimed. O Charrua Hotel é a hospedagem oficial da festa. A entrada é gratuita e liberada a todas as idades, e a expectativa é de grande participação da comunidade santa-cruzense.
Programe-se
O quê: Palestra “Carnaval em Santa Cruz: alegrias e desafios em mais de um século desta festa popular”, com a professora doutora Marta Nunes
Quando: 09 de fevereiro de 2023, quinta-feira
Horário: 18h
Onde: Casa das Artes Regina Simonis, Rua Marechal Floriano, 651, Centro. Entrada gratuita.
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/carnavaldaborges
https://www.instagram.com/bailinhodaborges/