Comitiva da Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou, na manhã de quarta-feira, 01, visita ao secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, em Porto Alegre. Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, o secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, e o diretor de Projetos Daniel Feuerharmel.
A reunião teve duas pautas em discussão. A Prefeitura pleiteia a instituição de um traçado alternativo ao trecho do Km 91 ao Km 98 (serras de Pinheiral) no projeto de duplicação da RS-287. O trecho, bastante sinuoso, tem sido marcado pela ocorrência de acidentes
A sugestão prevê a construção de variante elevada, com aproximadamente 1.100m entre os quilômetros 96+600 e 97+700, com uma desenho mais seguro para os motoristas. Pela proposta, a Prefeitura assumiria o trecho original da pista como parte do anel viário municipal, a partir do plano de mobilidade urbana, ligando a Travessa Leopoldina com a Linha Áustria.
Conforme o secretário Oltramari, o Governo do Estado mantém o interesse em fazer a permuta da área ocupada pelo Daer. Uma nova reunião deve ser agendada para a próxima semana com a direção da autarquia e a presença de representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, em Porto Alegre.
Durante o encontro, haverá a discussão sobre o local que irá abrigar os servidores da 3ª Superintendência do Daer, a Inspetoria Veterinária e a 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas. A medida faz parte das contrapartidas exigidas pelo Estado para devolver a área ao município.
O vice-prefeito Desbessell aproveitou a oportunidade e pediu atenção do secretário Juvir para a conclusão do recapeamento da RS-153 – trecho Sinimbu a Barros Cassal. Ele ficou satisfeito com os desdobramentos do encontro. “Com diálogo e objetividade, estamos avançando em questões importantes para o desenvolvimento de Santa Cruz”, declarou.