Pa. Anelise Lengler Abentroth – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
“Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda a sorte de doenças e enfermidades entre o povo.” Mateus 4,23
Depois de ser batizado por João no Rio Jordão, Jesus assume a missão recebida no seu batismo. Vai de povoado em povoado anunciando o Reino de Deus em palavras e atitudes. Ele não se esquiva, nem busca desculpas que possam afastá-lo das pessoas e de suas necessidades. Aquelas que ele encontra pelo caminho são acolhidas, ouvidas e levadas a sério.
E nós? O que estamos fazendo com o nosso batismo, com a missão a nós confiada de sermos testemunhas do amor de Deus em palavras e ações, neste novo ano?
Há um pequeno vídeo, na internet, que mostra algumas pessoas em plena rua segurando um cartaz que diz: “Abrace-me!”. A reação daquelas que passam e leem o dizer é de desconfiança, de medo. Algumas apressam o passo, outras ficam constrangidas e abraçam friamente. Depois de algum tempo, são as crianças que aceitam o convite e dão aquele abraço gostoso. E desta forma, os sorrisos começam a surgir nos semblantes e as pessoas passam a conversar e se abraçar afetuosamente.
A intenção daqueles jovens era fazer com que uns e outros não apenas cruzassem pelas ruas, mas pudessem se olhar e, por alguns instantes, demonstrar afeto e acolhida, num mundo cada vez mais indiferente e violento.
Foram as crianças que o fizeram, talvez porque elas ainda estão despidas de preconceitos e ainda há em seus corações a capacidade de acolher os diferentes e de demonstrar o sua necessidade de afeto, de amizade.
Surpreende, a cada dia, as notícias da violência que cresce também ao nosso redor. E então, não podemos fazer nada para interferir e modificar condutas e a realidade?
Do Talmude vem as palavras: “Observa atentamente os teus pensamentos, pois eles se transformam em palavras. Observa as tuas palavras, pois elas se transformam em ações. Observa as tuas ações, pois elas se transformam em hábitos. Observa os teus hábitos, pois eles se transformam em teu caráter. Observa atentamente o teu caráter, pois ele se transformará em tua sina.” Porém, não deixe de observar atentamente as pessoas ao teu redor, pois TODAS necessitam de acolhida, cuidados e abraços!
Convite para celebrações:
Dia 27, domingo: às 9h, Culto Ap.Pedro;
Às 9h30, Culto Centro.