Dom Canísio Klaus*
Entre os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro aconteceu a posse dos prefeitos e vereadores eleitos no pleito de 7 de outubro. A eles caberá a responsabilidade de governar e legislar em seus municípios até o dia 31 de dezembro de 2016.
Pessoalmente, tive a alegria de participar da posse do prefeito e dos vereadores do município sede da Diocese, Santa Cruz do Sul. Foi um bonito momento de afirmação da democracia, sob a presidência do vereador Edmar Hermany. Várias autoridades estiveram presentes, mostrando, desta forma, o desejo de um trabalho integrado entre os diferentes poderes e organizações da sociedade civil. As apresentações do coral da Afubra e da banda do Quartel, com belos hinos, deram um ar festivo ao evento. A entrada dos eleitos, de mãos dadas com as crianças, apontou para um governo preocupado com o futuro das novas gerações. Em sua fala, o prefeito Telmo Kirst afirmou o seu propósito de fazer um governo voltado para o desenvolvimento econômico e um cuidado especial para com a saúde e a educação. Com emoção lembrou a sua família que o apoiou na conquista da prefeitura, apesar dos sofrimentos que a campanha lhe causou. Também manifestou a esperança na juventude, ao integrar pessoas jovens em sua equipe de governo.
A Igreja sempre procura trabalhar em sintonia com os governos, apoiando as iniciativas que favoreçam o bem comum sem deixar de ter atitude crítica diante dos desmandos ocasionais de alguns governantes. Tudo aquilo que o governo promove em favor da vida, tem o apoio da Igreja. Por causa disso, amparados nas decisões da nossa última assembléia diocesana de pastoral, esperamos que os governantes recém empossados nos 41 municípios que integram a Diocese de Santa Cruz do Sul, promovam ações que venham em favor da vida. Entre estas ações destacamos a defesa do meio ambiente com um carinho especial para com as nossas águas, a diversificação na agricultura, a geração de emprego e renda, os investimentos em saúde, educação e saneamento básico.
Nos animam as atitudes dos eleitos que integram os jovens na administração, na medida em que trazem a esperança de que se encontrem soluções para a problemática da droga e da violência, ao mesmo tempo em que novas idéias são trazidas para o seio do governo. Também nos animam as afirmações de governantes que apontam para a importância da família na sua campanha, mostrando, assim, afinidade com a doutrina da Igreja que afirma que “a família é a célula mãe da sociedade”.
Aos prefeitos e vereadores que assumiram suas funções na passagem do ano, afirmamos nosso propósito de sermos parceiros na construção de uma sociedade que garante vida digna e boa para todos, sem esquecer as futuras gerações. Seremos parceiros dos governos que lutam contra as desigualdades e trabalham na integração dos marginalizados.
Temos muitas lideranças que estão dispostas a colaborar com idéias e ações. Também temos muitas programações que, com apoio da administração pública, poderão ajudar a abrir caminhos para solucionar os problemas do povo. A Igreja da Diocese de Santa Cruz do Sul, com suas mais de mil comunidades, está aberta e disposta a colaborar.
Finalmente, aproveito a oportunidade para desejar aos prefeitos e vereadores um feliz mandato. Que Deus abençoe o vosso trabalho e abençoe ao povo a quem todos nós queremos servir!
*Bispo Diocesano