Luana Cardoso
[email protected]
A água é fundamental para a vida humana, ela deve ser preservada, tratada e distribuída de forma igual para toda a população. Todos precisam deste recurso natural, tanto os animais como os seres humanos, por isso o meio ambiente deve ser preservado e mantido seguro, para que futuramente não venha ocorrer a falta desse elemento tão importante para a sobrevivência humana e animal. A chuva é responsável pelo abastecimento constante dos rios e lagos que tornam possível a distribuição da água e seu armazenamento.
Santa Cruz é uma cidade que está sempre em busca de melhorias e evolução. Contando com a ajuda da Prefeitura e demais profissionais, por meio de estudos e pesquisas, desenvolvem projetos que beneficiam aos residentes do município. É importante a relação que a prefeitura tem com Universidades e trabalhadores, pois estão sempre em constante estudo e dedicação para tornar a cidade um lugar bom de viver.
A prefeitura de Santa Cruz, juntamente com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), fixaram uma parceria referente ao estudo diagnóstico da Bacia do Rio Pardinho. Na tarde de quarta-feira, 28, foi assinado o contrato referente ao projeto “Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para proteção de nascentes e recomposição de matas ciliares”. Com a iniciativa será estudado os principais pontos estratégicos do Rio Pardinho, tendo em vista os resultados esperados de melhoria na qualidade e quantidade de água nos afluentes do manancial. E, por consequência, com efeitos esperados no ponto de captação do município, assim como auxiliar na edificação da Unidade Gestora do Projeto (UGP-PSA), conforme previsto na legislação. Possuindo uma vasta quantidade de trabalhadores no meio rural, o principal objetivo da implementação do programa é com o pagamento dos serviços ambientais que os produtores rurais irão desenvolver para ajudar nas melhorias dos rios, que contem a maior parte da água, que é distribuída a população. Buscando assim, incentivar mais produtores a auxiliar nos avanços do projeto.
O contrato foi assinado pelo reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn e o vice-prefeito Elstor Desbessell, juntamente com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger e a equipe técnica responsável pelo projeto. Também estiveram presentes na assinatura representando a Unisc Serviços, que foi responsável pelas negociações, Patricia Maria Konzen Klamt; e representando o Núcleo de Gestão Pública da Unisc, Bruno Depra. O engenheiro ambiental Marcelo Kronbauer irá coordenar a equipe técnica, na parte em que os produtores estarão se envolvendo com a abrangência do programa. Cada envolvido terá o seu próprio projeto, serão avaliados para serem reproduzidos, de maneira individual, para que suas ideias possam ser postas em prática.
O principal objetivo do projeto é armazenar água e produzir mais, tornando sua qualidade cada vez melhor. O reitor da Unisc, Rafael Henn, ressaltou a importância da instituição no envolvimento do projeto. “Faremos um mapeamento das nascentes do Rio Pardinho, e a partir daí, orientar seus produtores, para que possam conduzir a iniciativa, da melhor forma possível, e preservar essas regiões. Nós temos vários professores e doutores que são especialistas na área ambiental e principalmente no tema. Nossos professores e técnicos irão até as propriedades, identificarão onde ocorre as nascentes e colocarão uma série de orientações aos proprietários para que possam preservar essas”.
O vice-prefeito Elstor Desbessell enfatizou a importância do projeto. “Estamos fazendo nosso propósito que é cuidar das pessoas. Sempre vi com bons olhos esse trabalho em Vera Cruz e os resultados positivos gerados. Estamos à mercê de intempéries, entre elas a estiagem. Estamos no caminho certo ao preservar as nascentes e armazenar água.”
É muito gratificante poder estar representando a universidade e toda a equipe que temos, enfatizou o coordenador Marcelo. “O projeto é muito importante quando pensamos no futuro do município, na maior força hídrica e na maior quantidade e qualidade de água para o futuro. A ideia é um trabalho que envolve um processo de planejamento, juntamente com os agricultores. Buscaremos beneficiar e valorizar os agricultores que têm boas práticas com a sua propriedade”.
O secretário municipal Jaques Eisenberger frisou que desde o início havia se pensado em uma parceria com a Unisc. “Sabemos da capacidade da equipe. É uma satisfação podermos concluir mais um objetivo do plano de governo. Preservar as nascentes é uma forma de garantir água e qualificar a que chega até o Rio Pardinho. Não adianta reclamarmos de falta de água se não preservamos o afluente que abastece o Lago Dourado.”
Saiba mais
O projeto será executado no período de 1 ano e o investimento do município é de R$ 266.464,00. Vai envolver propriedades rurais que estejam na bacia hidrográfica. Na equipe, além de Marcelo e Patrícia, estão o coordenador da Unisc Serviços, Paulo Theisen; o professor Cássio Alberto Arend; o engenheiro civil Marcos Alexandre Silva; e um bolsista que será definido no retorno das aulas.
Atividades previstas
- Auxiliar na implementação da Unidade Gestora do Projeto (UGP-PSA), mobilizando as partes interessadas.
- Efetuar o diagnóstico e mapeamento da bacia do Rio Pardinho em sua seção localizado entre o município de Sinimbu e o ponto de captação de água utilizado pela Corsan.
- Efetuar a análise de parâmetros físico-químico e biológico da qualidade de água em pontos estratégicos definidos nos afluentes do Rio Pardinho.
- Identificar e definir as áreas prioritárias para implantação do programa de PSA com maior potencial de aplicação para o projeto de PSA.
- Seminário de mobilização da comunidade local.
- Ações de educação ambiental nas escolas da localidade de Rio Pardinho
- Visitas às propriedades rurais para diagnóstico e elaboração de croquis para possíveis propriedades a serem contratadas
- Efetuar o cercamento das áreas a serem protegidas pelo programa municipal de PSA conforme necessidade
- Efetuar o pagamento aos agricultores.
- Prover assessoria jurídica necessária à instituição do Programa de PSA, indicando obrigações e responsabilidades da Prefeitura de Santa Cruz do Sul frente a legislação pertinente.
- Monitoramento da recuperação da vegetação para as áreas preservadas. (Com informações Assessoria de Imprensa Unisc)