Com as bênçãos de Nossa Senhora de Lourdes, centenas de pessoas formaram coro em frente à igreja que leva o nome da Santa, na Rua Doutor Pedro Eggler, principal via da sede do Distrito de Monte Alverne, na noite de quinta-feira, 15. Era noite de festa de Natal, de presença do Papai Noel e de crianças apreensivas para ver o bom velhinho.
Todo esse clima natalino ficou ainda mais inspirador com o espetáculo ao ar livre da Orquestra Santa Brass Band, de Santa Cruz do Sul, que durante 60 minutos apresentou um repertório com canções populares, outras tantas clássicas, e em especial com letras fraternas próprias do Natal.
Quem se emocionou com o show foi a aposentada Nélsi Nagel, de 65 anos. Sentada em uma cadeira de praia, prestigiou o evento acompanhada pela filha, Marisa, e a neta, Luiza. “Muito bom quando trazem coisas diferentes aqui para o interior. Podia ter mais vezes”, disse ela, com o consentimento da filha.
Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany cumprimentou a todos, primeiro no idioma alemão, e na sequência traduziu. “É uma alegria estar aqui e ver todo este povo reunido. E fico mais feliz ainda em ver a participação de vocês acompanhando esta bela orquestra. Como gestores desse município, temos que pensar na saúde, educação, seguranças, mas temos que pensar também na qualidade de vida das pessoas, e a música também é importante porque alimenta a alma e o espírito”, declarou.
Helena também fez menção à união e solidariedade da comunidade de Monte Alverne por ocasião do incêndio de um imóvel na localidade, que prejudicou uma família há poucos dias. “Meu reconhecimento a todos que não mediram esforços para ajudar, isso prova como nosso povo é solidário”, disse. Ao final, a prefeita mencionou ainda a possibilidade de criação do agrupamento de bombeiros voluntários, conforme indicação do vereador e líder do governo Henrique Hermany. “Estamos articulando para que de alguma forma esta comunidade se sinta assistida e mais protegida”, afirmou.
O vice-prefeito Elstor Desbessell, que é natural da localidade, também se pronunciou. “A gente não esquece das raízes. E com muito orgulho e como filho desta terra, quero agradecer à orquestra pela magnífica apresentação. Nosso povo do interior também merece aproveitar e curtir o que acontece lá em Santa Cruz. E quero aproveitar para parabenizar a todos pelo embelezamento da vila de Monte Alverne, e hoje trouxemos este presente, para trazer o clima de Natal, porque todos vocês merecem”, declarou.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Monte Alverne (Codema), Roni Silveira, agradeceu a administração municipal. “Muito obrigado por proporcionarem este evento para nossa comunidade”, reconheceu.
E o momento mais aguardado pelas crianças foi a chegada do Papai Noel, que apareceu de dentro da igreja católica Nossa Senhora de Lourdes, com a música Noite Feliz sendo tocada pela orquestra. O Bom velhinho também deixou sua mensagem para o público. “Quero parabenizar esta comunidade por ajudar esta família que foi atingida por um incêndio. É com gesto como este que se faz um mundo melhor”, disse. A renda adquirida no evento será revertida para a família atingida pelo sinistro. Na ocasião também ocorreu a distribuição de presentes para as crianças, dentro da campanha do Natal Fraterno.
Uma noite especial com Mostra Musical
O Salão Rosa, na Sede Campestre do Clube União, terá na quarta-feira, dia 22, um evento musical. O horário de início será às 19h30. Como entrada um 1 kg de alimento que será doado para a Associação Comunitária Pro-Amparo ao Menor (Copame). Músicas do clássico ao popular serão apresentadas, músicas vocal e instrumental. A apresentação será feita por alunos e professores. Haverá jantar após as apresentações, que será servido no local. Os ingressos para a janta ainda podem ser adquiridos na Academia de Música Evidências.