O União Corinthians tem mais uma oportunidade de subir na tabela do Novo Basquete Brasil (NBB) 2022/23. Nesta segunda-feira, 19, a equipe santa-cruzense enfrenta o Fortaleza a partir das 20 horas, no Centro de Formação Olímpica, na capital do Ceará. O UniCo está na 14ª posição, com duas vitórias em 12 jogos, e precisa vencer para se aproximar da zona de classificação para os playoffs. Já o adversário é o lanterna, com o mesmo número de triunfos, mas com aproveitamento geral inferior.
Para a partida, o técnico Athos Calderaro não conta com o armador Lucas Machuca, que está em tratamento de uma lesão no joelho. De resto, força máxima para o duelo contra o time cearense. O arremesso da zona de três pontos e o jogo coletivo – União Corinthians é a quarta equipe com mais assistências do NBB – são algumas das armas para buscar a vitória.
O Fortaleza aposta na juventude. Sem grandes estrelas e com elenco de média de idade de 24 anos, conta com muitas caras novas em relação à temporada passada, tanto de jogadores como de comissão técnica. Flávio Espiga, antes auxiliar de Alberto Bial, assumiu o posto de treinador principal do time. Bial, um nome histórico do basquete nacional, agora é coordenador técnico da equipe. Dentro de quadra, olho no ala/armador norte-americano McClanahan e no armador Matheuzinho.