A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (Progressistas), determinou a completa interdição do passeio central da Avenida do Imigrante, entre as ruas Oscar Jost e Galvão Costa, no centro da cidade, a partir desta quarta-feira, 14. A decisão foi tomada com base no parecer técnico emitido pela Defesa Civil do município.
A medida tornou-se necessária após a queda de parte de laje de cobertura do canal do arroio que cruza a avenida, na madrugada de 10 de dezembro. As equipes de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Defesa Civil recomendaram a interdição total do trecho até que tenha condições de assegurar a ausência de risco ou de confirmar que o perigo é iminente e que deve ser realizada intervenção para reforço ou substituição, o que foi acatado pela prefeita.
Na próxima semana, a Prefeitura contará com o apoio da Corsan, que efetuará inspeção robótica para a verificação interna de algumas das principais galerias de drenagem pluvial da cidade, em busca de possíveis vazamentos de água. O trabalho, pioneiro em Santa Cruz do Sul, auxiliará a Administração Municipal na verificação de possíveis danos estruturais em todas as lajes de cobertura do canal da avenida.