Luana Ferraz Cardoso
luana@riovalejornal
São muitas as pessoas que prestam ajuda para outros, um gesto admirável. Sempre houve problemas econômicos e desigualdade social, o que faz com que as pessoas passem por dificuldades, impedindo que possam proporcionar melhores condições para a família. E é nesse exato momento que as associações e grupos solidários agem na vida dessas pessoas, prestando auxílio.
Grupos solidários formados por diversas pessoas fazem campanhas para arrecadar recursos para que, em datas tão simbólicas e especiais como o Natal, possam ser revertidos aos que mais necessitam. Um grande exemplo que mostra isso é do babalorixá Pai Antônio de Ogum, diretor do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum e presidente da Associação de Apoio a Pessoas Carentes e Necessitadas de Santa Cruz do Sul, junto com ele e seus filhos de santo e demais apoiadores, é possível levar a alegria e espírito natalino para diversas pessoas. A entidade foi fundada em 1999 e, desde então, ajuda famílias. A campanha acontece em todos os meses do ano, e durante a pandemia tudo se intensificou, pois foi um momento em que as pessoas precisaram como nunca de auxílio.
Pai Antônio menciona o verdadeiro motivo pelo qual se deve prestar apoio para essas pessoas. “Para mim, a campanha representa uma união de fé, onde todos que estão dispostos a ajudar dão as mãos e doam. Para nós não importa a religião, mas sim a necessidade que as pessoas enfrentam. Não tenho tantas condições financeiras, mas tenho o carinho de todas as pessoas de Santa Cruz que me auxiliam. O nosso Templo é bem recebido em mercados e em diversos lugares do município, o que me proporciona, juntamente com essas pessoas boas e queridas que fazem as doações, podermos de bom coração e, com muita fé, prestar auxílio aos necessitados. Todos os bairros carentes de Santa Cruz são ajudados e para o Natal, receberão alimentos. Os bairros ajudados são Loteamento Santa Maria, Loteamento Mãe de Deus, Loteamento Viver Bem, Progresso, Bom Jesus, Margarida, Belvedere, Beckenkamp, Rauber e Capão da Cruz”.